Amortização do financiamento: a importância de antecipar pagamento de parcelas

3  minutos de leitura

A amortização do financiamento significa antecipar parcelas quando o financiamento está em andamento. Assim, ao pagar as parcelas antecipadamente, antes do seu vencimento, garante um bom desconto em relação ao valor da parcela. 

Vamos te explicar como isso ocorre. 

Esse adiantamento é muito utilizado, principalmente em financiamentos mais longos, como o imobiliário.

Então, caso você esteja financiando uma casa ou um carro e por acaso consiga aquela excelente promoção no trabalho, pense em adiantar algumas parcelas do seu financiamento, pois além de reduzir o tempo de contrato, você evitará os juros.

Como solicitar a amortização do financiamento?

Na amortização do financiamento, você escolherá uma entre duas ordens de pagamento:

Na ordem direta, você efetua o pagamento de duas parcelas próximas. A quitação seria das parcelas de janeiro e fevereiro, por exemplo. O desconto é dado de acordo com as condições oferecidas pela instituição.

Já na ordem indireta, você paga as últimas parcelas, de forma decrescente a cada quitação realizada. Assim, a ordem segue: última, penúltima, antepenúltima e assim por diante.

O beneficiário entrará em contato com a instituição financeira (Banco) e solicitará o saldo restante do financiamento. 

Com essa informação é necessário fazer uma análise se há condições de quitar o valor antecipadamente, parcialmente ou em sua totalidade. 

Não esqueça que também é importante avaliar o quanto já foi pago e principalmente quais são as taxas de juros aplicadas e o que será descontado com a amortização. 

Com os valores na ponta do lápis, veja se valerá a pena realizar a antecipação, mas é extremamente importante destacar que comprometer mais de 30% da renda familiar em um financiamento imobiliário é muito arriscado.

Afinal, quais as vantagens da amortização do financiamento?

  • Redução dos juros

A primeira vantagem obviamente é a redução de juros, isso porque geralmente, quanto maior é o tempo previsto para pagar um parcelamento, maior será a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Pois ela se arrisca ao fornecer o dinheiro com um longo prazo para recebê-lo de volta.

O risco desse empréstimo cai à medida que as parcelas são pagas com antecedência. Pois o juros da parcela antecipada serão retirados, e assim você recebe um desconto no valor total da parcela.

Você pode optar por antecipar a última parcela ou a seguinte, dependendo do dinheiro que tem sobrando e também das condições de pagamento acordadas com o banco.

  • Facilidade para conseguir um novo financiamento

Quando antecipar o pagamento das parcelas, você também mostrará que é um bom pagador, essa informação ficará no seu registro, seu score aumentará e com isso você conseguirá um outro financiamento com muito mais facilidade.

  • Diminuir as despesas mensais

Outra vantagem de quitar as parcelas é que você diminui as suas dívidas mensais e tem mais dinheiro disponível para outros planos, pois quanto mais rápido você pagar o seu financiamento mais rápido ficará livre dele. 

Acredite, quando você termina de pagar um financiamento dá um alívio muito grande.

Como me preparar para conseguir a amortização do financiamento?

O primeiro passo é ter um saldo positivo em caixa, como foi dito acima. Porém, ainda mais importante de ter o dinheiro necessário sobrando, é ter um bom planejamento financeiro. 

Por isso, trate esse assunto com certa cautela, pois além do financiamento você tem outras dívidas para pagar e esse dinheiro pode ser mais útil para outros planos. 

Porém, você só ficará sabendo disso com um extenso estudo para saber se vale a pena ou não utilizar seu saldo para a antecipação.

Use uma planilha de Excel ou um aplicativo para organizar a vida financeira e controlar todas as entradas e saídas de dinheiro. Você precisa gastar menos do que ganha e ainda separar um dinheiro para pagar o valor das parcelas. 

Então corte gastos desnecessários, comece a aplicar uma cultura de economia na sua casa e aos poucos o saldo positivo irá aumentar cada vez mais nos finais de cada mês.

Procure um trabalho extra, se estiver com tempo e disposição de sobra, porque não usá-lo para conseguir ampliar sua renda mensal? 

Uma renda extra pode ser usada para diversas coisas, mas não se desgaste psicologicamente e nem fisicamente para isso, sua saúde é mais importante.

Escolha uma instituição financeira mais adequada para você

Existem diversas instituições que realizam financiamentos com as mais variadas condições de pagamento. O grande segredo é achar a mais adequada para você.

Um exemplo, para pessoas de baixa renda que querem ter um imóvel próprio, a melhor opção é o Programa Casa Verde e Amarela, porque é possível financiar o imóvel com os menores juros do mercado.

Então não se deixe levar pela emoção e nem pelas lindas palavras do colaborador da instituição financeira, você precisa fazer muita pesquisa e agir com inteligência para conseguir acertar em um bom financiamento.

Conclusão

O que achou das vantagens de se amortizar um financiamento? Esperamos que tenha gostado do conteúdo, para mais dicas sobre o ramo imobiliário acesse nosso blog e entre em contato com a AP Ponto.

Até breve!

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1