Publicado em 13/10/21

Uberlândia: conheça 5 ótimos passeios na cidade

Você ama curtir a natureza, apreciar uma boa culinária mineira e conhecer mais sobre a história e a cultura do Brasil? Então Uberlândia é o destino perfeito! Com quase 700 mil habitantes, a cidade é considerada uma das melhores do sudoeste mineiro para se viver e oferece diversas opções de passeios para toda a família.

Assim, além das belezas naturais, a região conta com várias opções de lazer aos fins de semana. O espaço  tem desde um complexo com parque, zoológico e aquário até um museu completo com detalhes da história e cultura dos povos indígenas.

Dessa forma, se você está de passagem ou pretende morar em Uberlândia, confira 5 atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Parques para visitar em Uberlândia

1. Parque do Sabiá de Uberlândia

Uma das principais atrações de Uberlândia, o Parque do Sabiá tem 1,8 milhão de metros quadrados e está localizado entre os bairros Tibery e Santa Mônica. Além da área verde, que tem cerca de 300 espécies de plantas catalogadas, o espaço conta com zoológico e aquário, com mais de 250 animais e 30 espécies de peixes.

Diariamente, a atração oferece várias atividades de lazer e esporte para toda a família, como pista de corrida, ciclofaixas, trilhas, quadras, piscinas, campos, parque infantil, represa, aquário e ainda um pedalinho e trenzinho para a criançada.

Portanto, aos fins de semana, o Mundo das Crianças ganha destaque no parque. Ele conta com brinquedos como escorregadores, gangorras, carrosséis e balanços. Já os adultos podem aproveitar as aulas gratuitas de Tai Chi Chuan aos domingos. É diversão que não acaba mais!

O Parque do Sabiá é um dos melhores passeios para quem quer se divertir em um dia de sol e ter mais contato com a natureza sem sair da cidade.

O complexo abre todos os dias, das 5h às 22h. Já o zoológico funciona todos os dias (exceto de segunda). O aquário, de segunda a sexta-feira, ambos das 8h às 17h.

2. Teatro Municipal Oscar Niemeyer

Se você curte peças de teatro, apresentações artísticas e shows culturais, essa é uma atração que com certeza deve estar na sua lista. Ah, e se você se interessa por arquitetura, mais um motivo para não perder esse passeio.

Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer em 1989, o Teatro Municipal de Uberlândia foi inaugurado em 2012 e concentra alguns dos principais espetáculos da cidade. O local conta com 781 poltronas, incluindo cadeiras especiais para PcD, seis camarins para artistas e áreas de apoio como chapelaria, depósito, restaurante e estacionamento com 400 vagas.

O principal destaque da atração é o palco. Ele foi construído em uma estrutura que pode ser usada tanto para espetáculos internos quanto para eventos ao ar livre. Quando aberto para a parte externa, o teatro tem capacidade para 20 mil pessoas.

Outra curiosidade se refere ao ângulo de inclinação da plateia e à construção de uma parede interna. Eles ampliam a visão do palco e reduzem a necessidade do uso de microfones.

3. Mercado Municipal de Uberlândia

Esse é um passeio obrigatório a todos que visitam Uberlândia. Portanto, é ideal para você mineiro ou proveniente de outro estado. Inaugurado em 1944, o Mercado Municipal é uma excelente opção para conhecer a culinária e o artesanato local. Lá, você encontra comidas típicas, petiscos, carnes variadas, laticínios, cachaças e doces tanto para cozinhar quanto para degustar nos restaurantes e lanchonetes.

O espaço é um verdadeiro ponto de referência da cultura mineira. O local oferece, além da gastronomia diversificada, teatro, galeria de arte, barbearia, sapataria, tabacaria, chaveiros, loja de artigos religiosos e outras utilidades.

Dessa maneira, o mercado está localizado no centro da cidade e funciona das 8h às 18h de segunda a sábado e das 8h às 12h aos domingos.

4. Museu do Índio

Os índios têm uma grande importância para a história e cultura brasileira. Eles foram os primeiros habitantes do Brasil, bem antes da colonização pelos portugueses. Em Uberlândia, é possível conhecer um pouco mais sobre a história do povo indígena no Museu do Índio. O local foi fundado em 1987.

O acervo é composto por cerca de 2.500 peças que ajudam a preservar a memória indígena no país. Nele encontramos indumentária, armas, cerâmica, artefatos mágicos e lúdicos. Os visitantes também podem se aprofundar mais na cultura por meio dos cursos e oficinas oferecidos no espaço.

O museu está localizado no centro da cidade e funciona de sexta a sexta-feira, das 8h às 17h30.

5. Cachoeira do Sucupira

Por fim, não poderia faltar um belo local para relaxar e aproveitar a natureza. Localizada no Rio Uberabinha, a Cachoeira do Sucupira possui 15 metros de altura. Este é um excelente lugar para se refrescar e tirar lindas fotos.

Na sua margem esquerda, existe uma praia natural de pedras e cascalhos por onde os visitantes têm acesso à cachoeira. Lá todos podem fazer piqueniques. O local permanece aberto 24h todos os dias.

Agora fica difícil visitar Uberlândia e não fazer esses passeios, né? E quem mora na cidade também não pode deixar de conhecer esses locais. Com isso, mergulhar ainda mais na cultura mineira.

Por isso, coloque já as atrações que você mais gostou no seu roteiro e bom passeio! 

Gostou desse conteúdo? Para mais dicas de passeios como estas, acesse nosso blog.