decoração

5 Dicas para usar tapete no seu AP 

3  minutos de leitura

Agora que você já renovou as cores do seu AP, que tal dar aquela mudada na decoração? 

Investir em tapetes sempre é maravilhoso, além de deixar o espaço totalmente aconchegante e confortável. Ele é capaz de mudar por completo o conceito da decoração e delimita os ambientes. 

1- Qual é o tamanho ideal? 

O primeiro passo é medir os ambientes e as mobílias do local onde você deseja colocar o tapete. 

Um exemplo: Na sala o tapete deve estar debaixo do sofá, com uns 20 cm para dentro. É preciso medir com atenção, para que a peça não atrapalhe as demais peças, como cadeiras ou poltronas. 

Nos quartos, usar passadeiras é a melhor opção, uma de cada lado da cama, é uma solução para oferecer conforto térmico e estético. 

Tapetes pequenos dão a sensação de que o ambiente está cheio de divisões, por isso, esse é o detalhe mais importante na hora de decidir qual é a peça ideal, para ela ajudar na amplitude. 

2- Cor e textura 

É legal o tapete combinar com a mobília e os demais objetos de decoração do ambiente, isso traz um ar de requinte e elegância para o cômodo. Mas criar um contraste pode ser uma opção bacana e cria uma sensação de espaço maior. 

  • Na sala: tapetes felpudos ou de fibras naturais para deixar o ambiente mais sofisticado e confortável. 
  • Quartos: invista no nylon ou em outros tecidos sintéticos. 

Os tapetes de ambientes distintos não precisam combinar entre si. Busque algo em comum entre eles, seja na cor ou na textura. 

3- Formatos 

É importante que o tapete tenha a proporção correta, o melhor formato sempre será o quadrado ou retangular, por dar uma sensação maior de amplitude. 

Os tapetes redondos são mais difíceis de combinar, normalmente são mais indicados para quartos infantis, hall de entrada ou ambientes que só cabem nesse modelo. 

4- Avaliar o tipo do piso

Sempre é legal prestar atenção no tipo de piso que possui seu AP, nas cores e nas texturas, para combinar a cor e a textura do tapete com ele. 

Laminados, porcelanato e cerâmicas combinam com a maioria dos tipos de tapete, seja em formato, cor ou textura. 

5- Fixe o tapete no chão 

É importante que o tapete seja fixado ao chão, conforme vamos pisando a peça pode ir andando também, causando acidentes e até mesmo bagunçando a casa.

Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar feltro debaixo do forro para fixar melhor ao chão, ou utilizar uma fita dupla face, mas quando utilizá-la sempre tomar cuidado para não

não danificar o piso. 

Vale ressaltar que uma vez que você possui tapetes em casa é necessário fazer a higienização cotidianamente, para não acumular sujeira e acabar gerando desconfortos a todos. 

Gostou? Para mais dicas de decoração siga a gente em nossas redes sociais

Ainda não tem um AP para chamar de seu? Entre em contato conosco e descomplique o sonho da casa própria! 

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1