Você já sabe como escolher o melhor bairro para morar? Quando falamos nesse tema, várias perguntas podem surgir na mente.
A princípio, os fatores que costumam chamar mais atenção é se o local é calmo, agitado, barulhento ou bem iluminado, por exemplo.
Todos esses tópicos são super importantes, mas não se esqueça que a localização precisa ir de acordo com fatores pessoais também, como o momento atual em que sua vida está, e características que precisam ser atendidas para suprir essas necessidades!
Além desses fatores cruciais, pense nas prioridades que o momento atual da sua rotina pedem, como: você sai muito de carro? Tem filhos? Gosta de fazer as coisas a pé ou precisa de transporte público por perto?
Para te ajudar a entender essas questões, criamos esse passo a passo para escolher o melhor bairro para a sua família. Confira!
Primeiro passo: entenda suas prioridades e necessidades
Antes de avaliar se o bairro é mais calmo ou barulhento, liste suas necessidades. O que você precisa ter por perto e o que é indispensável?
Se você é uma pessoa que anda muito de carro, por exemplo, seria legal morar em um bairro com menos trânsito. Dessa forma, você não fica preso no engarrafamento desde a garagem.
Caso prefira fazer tudo andando, busque um bairro que tenha comércio local, e lembre-se: caso o transporte público seja prioridade, precisa conferir as opções que você tem por perto.
Quando o assunto são crianças em casa, uma escola por perto e entretenimento nunca é demais, né? Pense no que seus filhotes precisam ou gostariam de ter por perto.
Afinal, ao priorizar essas escolhas para decidir sua localização, você também prioriza o seu conforto e tempo.
Segundo passo: invista no seu conforto
Agora que você já sabe suas prioridades e necessidades, chegou a hora de investir no conforto!
Você, sua família ou quem vai dividir o AP com você prefere lugares mais badalados ou tranquilidade?
Nessa hora, não existe certo ou errado, e sim uma questão de gosto. Cada um tem suas preferências e, por isso, é essencial respeitar seus limites e vontades.
Escolher um bairro que atenda o que sua rotina pede e o que faz você se sentir confortável pode melhorar muito sua qualidade de vida.
Caso você e seus companheiros de lar não concordem nessa questão, procure um meio termo, o importante é todos amarem o lar escolhido!
Terceiro passo: faça do lugar que você escolheu seu lar
Para finalizar, conheça a vizinhança!
Você escolheu esse local com base no seu estilo de vida e pensando nas suas necessidades e de quem você ama, então por que não amar seu cantinho novo?
Conheça os arredores, faça amigos, se divirta visitando praças, parques, padarias… Se apresente para os vizinhos.
Dessa forma, seu novo bairro se tornará seu lar, e você construirá lindas histórias e crescerá com muita alegria.
O mais importante ao se mudar é estar confortável com suas escolhas. Por isso, pense muito bem e utilize o passo a passo que trouxemos para te auxiliar nessa decisão!