Ir para o conteúdo
  • Início
  • Empreendimentos
  • Saiba Mais
    • Quem Somos
    • Minha Casa Minha Vida
    • Fale Conosco
  • Indique
  • Blog
  • Enviar Documentação
  • Início
  • Empreendimentos
  • Saiba Mais
    • Quem Somos
    • Minha Casa Minha Vida
    • Fale Conosco
  • Indique
  • Blog
  • Enviar Documentação
Área do cliente
Logo AP Ponto Construtora
  • Início
  • Empreendimentos
  • Saiba Mais
    • Quem Somos
    • Minha Casa Minha Vida
    • Fale Conosco
  • Indique
  • Blog
  • Enviar Documentação
  • Início
  • Empreendimentos
  • Saiba Mais
    • Quem Somos
    • Minha Casa Minha Vida
    • Fale Conosco
  • Indique
  • Blog
  • Enviar Documentação
  • Dicas para Comprar seu AP

Comprar casa própria: 4 passos para realizar o seu sonho

6  minutos de leitura

Investir em imóveis é sempre uma boa ideia. E certamente já passa pela sua cabeça comprar uma casa própria. Afinal, sempre queremos algo que seja realmente nosso lar.

Uma boa notícia para os brasileiros, é que o custo dos imóveis esta cada vez mais acessível. Por isso, o sonho de comprar casa própria está mais próximo da nossa realidade.

Entretanto, é preciso ter cuidados na hora de comprar seu primeiro imóvel. Sem isto, o sonho pode virar um pesadelo.

Mas não se preocupe. Confira nosso guia completo para você comprar sua casa própria, desde o planejamento financeiro até a assinatura do contrato.

Vamos lá?

1 – Quais os benefícios de comprar casa própria?

Comprar casa própria significa ter um bem não só seu, mas também para seus filhos e família. Mas os benefícios não param por aí!

Por exemplo, ter seu próprio imóvel significa nunca mais ter de pagar aluguel. Nem precisar morar de favor em casa de outros familiares.

O dinheiro investido na casa própria poderá ter retorno no futuro, com a valorização do imóvel. Já o do aluguel, nunca oferecerá qualquer retorno.

Além disso, comprar imóveis está mais fácil, principalmente por causa do programa Minha Casa Minha Vida e pelos consórcios imobiliários. Outros bancos também facilitam a liberação de crédito, aumentando as chances de comprar casa própria.

Ainda vale a pena investir na compra de imóveis?

Esta é uma dúvida muito comum na cabeça de quem sonha em ter seu cantinho. Afinal, o setor imobiliário passou por maus momentos nos últimos anos. Porém, nos últimos meses, cresceu a retomada de investimentos e incentivos para financiamento.

Um dos principais fatores facilitadores para comprar imóveis novos é o fortalecimento do programa Minha Casa Minha Vida. Que flexibilizou as faixas e facilitou as condições de entrada e parcelamento.

Outro fator que contribuiu para o aquecimento do mercado imobiliário foi a queda da taxa básica juros, a taxa Selic. A queda dessa taxa fez do imóvel próprio um investimento mais seguro, já que ele só tende a valorizar.

Além disso, comprar casa própria é investir no seu futuro. É não precisar se preocupar com fiador, imobiliária… Além de poder alterar o imóvel da forma que você quiser, sem precisar pedir permissão para alguém.

É, também, uma segurança para o futuro. Já que após o registro do imóvel, ele será seu e só poderá ser tomado em caso de inadimplência das parcelas do imóvel.

Mas para comprar casa própria de forma correta e sem riscos de prejuízos, é preciso se preparar de forma adequada.

Isso significa pesquisar bastante sobre a construtora do imóvel, fazer um planejamento financeiro detalhado para conseguir realizar este sonho e realizar um estudo sobre as condições do imóvel escolhido.

Vamos analisar de perto como não errar?

Avalie o tipo de imóvel que deseja comprar

Cada pessoa possui uma necessidade de moradia. O primeiro passo para decidir como comprar a casa própria é escolher o tipo de imóvel que deseja comprar.

Para não haver perda de tempo, o planejamento e avaliação do imóvel deve ser feito antes mesmo de sair a procura dele. O primeiro de tudo: decidir entre casa e apartamento.

Por questões de segurança, convivência e lazer, muitas pessoas acabam optando por comprar apartamentos.

Com isso definido, é hora de entrar em detalhes. Olhe se o tamanho do imóvel, a região em que ele fica, o valor máximo e condições de financiamento são vantajosas para você.

Avaliando todos estes itens, você evitará de cair em arrependimentos e de se comprometer a pagar algo que não cabe em seu orçamento.

2 – Imóvel novo, na planta ou usado: Qual vale mais a pena?

Comprar casa própria é um processo complexo. Principalmente pela grande gama de opções disponíveis. Mas resumindo, a escolha fica entre três principais opções: imóvel novo, na planta ou usado.

Cada uma possui suas particularidades, e é essencial ponderar pontos positivos e negativos de todos. Para ajudar na escolha, vamos detalhar mais sobre os dois tipos de imóveis.

Imóvel novo

O imóvel novo é aquele que a construção já está concluída. Mas que nunca foi habitado. Grande parte dos imóveis ofertados por imobiliárias são assim.

A principal vantagem do imóvel novo é comprar algo sabendo exatamente como ele é. Além disso, você poderá visitar todo o espaço antes assinar o contrato.

Ao comprar um imóvel novo, é possível financiá-lo da forma que acontece com um imóvel na planta. Geralmente, é possível financiar até 100% do valor.

Por ser uma obra nova, o custo com possíveis manutenções será bem menor. Somente se você quiser alterar algo que já esteja pronto.

O lado negativo de comprar um imóvel novo é que, o valor pode crescer em mais de 20% em comparação de um imóvel na planta.

Outro fator negativo é que você não poderá escolher o acabamento, ao contrário de um imóvel na planta. Para trocar o acabamento de um imóvel novo ou usado, é preciso de uma reforma maior.

Imóvel na planta

O imóvel na planta é comprado ainda quando o prédio está em fase de projeção ou de construção. As principais vantagens do imóvel na planta é o fato dele poder ser 100% financiado, além do imóvel poder ter uma valorização real após ficar pronto.

Em geral, é mais fácil mudar o acabamento deste imóvel. Isto pode ser negociado com a própria construtora. E quando o local estiver pronto, você só precisará se mudar e mais nada.

Mas, comprar imóvel na planta necessita de cuidados redobrados. Imprevistos podem acontecer e a entrega das chaves atrasar. Para você evitar este risco, é muito importante escolher uma construtora de confiança.

Imóvel usado

Comprar imóvel usado é algo para quem deseja se mudar de imediato. Assim como as duas opções anteriores, possui suas vantagens e desvantagens.

Imóveis usados costumam ser maiores, já que foram construídos em outra época. É possível encontrar imóveis usados em bom estado e com preço acessível, inclusive em bairros onde os imóveis costumam ser mais caros.

Em alguns casos, imóveis usados podem ser financiados em até 80%. Mas, além do valor do imóvel, é preciso reservar uma quantia para reformas.

Os pontos negativos de um imóvel usado começam pelo valor do condomínio. Geralmente, neste caso, o valor é mais alto do que de imóveis novos. Afinal, o preço sofreu reajustes até chegar ao preço atual.

Se o prédio for mais antigo, provavelmente não terá itens como gás encanado e sistemas para economizar água e energia.

Outro item que pode fazer falta é a área de lazer completa para toda família, que praticamente não existe em caso de imóveis mais antigos.

Então, se você deseja um local com academia, playground e churrasqueira, comprar um imóvel na planta ou novo é a melhor opção.

Vale a pena investir no imóvel na planta?

A principal escolha para quem deseja comprar casa própria é o apartamento na planta. A vantagem que mais atrai as pessoas é o preço. Se você não tem pressa para mudar e deseja algo novo em folha, com certeza é a melhor opção.

Além disso, o cliente pode negociar diretamente com a construtora e ter acesso ao financiamento pelo Minha Casa Minha Vida. Com isso, você terá acesso a subsídios atrativos e um prazo maior para pagar o imóvel.

O imóvel na planta vem com um projeto moderno, assim como extensas áreas de lazer e segurança reforçada.

3 – Qual é a hora certa de investir na casa própria?

O sonho de comprar casa própria sempre foi algo almejado pro muitos brasileiros. Muitos ainda residem em casas e apartamentos alugados. E, como sabemos, o dinheiro do aluguel não gera nenhum retorno.

Com o dinheiro do aluguel, é possível pagar o financiamento da casa própria e ainda sobrar para investir no seu futuro.

Ao comprar um imóvel próprio, muitas pessoas ponderam sobre o valor da entrada e acabam desistindo por isso.

Como dissemos acima, quem compra um imóvel financiado pelo Minha Casa Minha Vida, possui vantagens na hora de dar entrada e no financiamento, o que ajuda a pagar o apartamento com tranquilidade.

4 – Opções de pagamento para comprar casa própria

Quer realizar o sonho de comprar casa própria? Ótima escolha! Agora é hora de pensar na parte mais burocrática mas importante: a forma de pagamento do imóvel.

Adquirir a casa própria não é nada fácil. Porém, é uma tarefa completamente possível. Há várias opções para quem deseja comprar seu lar. Com disciplina e organização, é possível dar o passo adiante para conquistar este sonho.

Mesmo quem ainda não tem controle financeiro, pode aprender a economizar para dar uma entrada na casa própria e se organizar para pagar as parcelas sem sufoco.

As principais formas de pagamento para comprar casa própria são:

Financiando o imóvel

Para quem não possui o dinheiro total do imóvel, a melhor opção é partir para o financiamento. Muitas pessoas ainda acreditam que financiar a casa própria é algo difícil de conseguir. Mas nos últimos anos, isto caiu por terra.

Para começar, é possível conseguir financiar o imóvel pela Caixa Econômica Federal, que é o banco mais popular do Brasil.

A Caixa é a principal forma de obtenção de crédito imobiliário no país. A vantagem é que o cliente pode financiar tanto imóveis na planta quanto os usados.

Além disso, é o banco do programa Minha Casa Minha Vida, que mudou a vida de muitas pessoas, principalmente aquelas com a renda mais baixa.

Outra modalidade muito famosa é o consórcio, que oferece juros baixos para quem participa. No consórcio, a pessoa precisa dar lances, mas pode utilizar seu FGTS para tal.

O prazo de liberação, que varia entre 60 a 180 meses. É menor do que financiamentos comuns, que podem chegar a 360 meses. No entanto, essa é a opção para quem não tem pressa, já que a contemplação pode ser rápida ou demorada.

Pagando à vista

A opção mais difícil, porém que é possível, é comprar casa própria pagando o valor à vista. Essa opção é viável para quem, obviamente, possui o dinheiro a disposição e quer evitar ter um financiamento.

Pagando à vista, é possível combinar com o vendedor descontos no valor. Cada pessoa deve ponderar aquilo que é melhor para ela e para a família.

Conclusão

O sonho de comprar a casa própria pode se tornar realidade bem mais rápido que você imagina. Pesquisando o imóvel com calma e escolhendo a condição de pagamento que mais irá se encaixar no seu bolso, o investimento é certo para você e sua família!

Que tal começar agora? Preencha o formulário abaixo e inicie a busca pela conquista da casa própria na AP Ponto!

new RDStationForms(‘blog-empreendimentos-19725f1c6d631170baaa’, ‘UA-72907128-1’).createForm();

Artigos relacionados

Como é morar em Ribeirão Preto? 
  • Empreendimentos AP Ponto
  • /Onde Morar

Como é morar em Ribeirão Preto? 

Hoje nós vamos falar sobre como é morar nesta cidade maravilhosa, chamada Ribeirão Preto.  Ribeirão Preto está localizada a 315km da Capital Paulista, é…
3 Planilhas para te ajudar com os gastos em 2023
  • Dicas para Comprar seu AP
  • /Finanças

3 Planilhas para te ajudar com os gastos em 2023

Quer realizar o sonho da casa própria? Neste artigo trouxemos alguns modelos de planilhas de gastos para te ajudar a descomplicar esse sonho!  Juntar di…
5 Dicas para usar tapete no seu AP 
  • Dicas de Decoração AP Ponto

5 Dicas para usar tapete no seu AP 

Agora que você já renovou as cores do seu AP, que tal dar aquela mudada na decoração?  Investir em tapetes sempre é maravilhoso, além de deixar o espaço…
Sugestões de cores para seu AP
  • Dicas de Decoração AP Ponto

Sugestões de cores para seu AP

2022 está acabando, que tal dar uma repaginada no seu AP?  Nesse artigo trouxemos algumas sugestões de cores que você pode usar para renovar e até ampli…
Logo AP Ponto Construtora
Institucional
  • Quem Somos
  • Blog
  • Canais de Atendimento
  • Dúvidas
  • Novidades Meu AP Ponto
  • Trabalhe Conosco
  • Oferte seu terreno
  • Seja um Fornecedor AP Ponto
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Blog
  • Canais de Atendimento
  • Dúvidas
  • Novidades Meu AP Ponto
  • Trabalhe Conosco
  • Oferte seu terreno
  • Seja um Fornecedor AP Ponto
  • Política de Privacidade

Institucional

  • Quem Somos
  • Blog
  • Canais de Atendimento
  • Dúvidas
  • Novidades Meu AP Ponto
  • Trabalhe Conosco
  • Oferte seu terreno
  • Seja um Fornecedor AP Ponto
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Blog
  • Canais de Atendimento
  • Dúvidas
  • Novidades Meu AP Ponto
  • Trabalhe Conosco
  • Oferte seu terreno
  • Seja um Fornecedor AP Ponto
  • Política de Privacidade

Minha Casa, Minha Vida

  • Dúvidas Frequentes
  • Dúvidas Frequentes

Minha Casa, Minha Vida

  • Dúvidas Frequentes
  • Dúvidas Frequentes

Lojas

Lojas

  • Belo Horizonte
  • Contagem
  • Vespasiano
  • Belo Horizonte
  • Contagem
  • Vespasiano
Acessar área do Cliente
Indique
Instagram Facebook Twitter Youtube Linkedin
Descomplicamos o sonho da casa própria

relacionamento@apponto.com.br

☎ 0800 000 1509

Encarregado pelos dados pessoais
dpo@apponto.com.br

Copyright © 2022 AP Ponto – Todos os direitos reservados AP Ponto Construção e Incorporação Ltda. CNPJ: 11.263.343/0001-65