Publicado em 08/11/21

3 dicas de decoração para o seu quarto

O quarto, mais do que qualquer ambiente, precisa trazer aconchego, tranquilidade e bem-estar aos moradores da casa, já que é o cômodo dedicado ao descanso e à renovação das energias. Por isso, é preciso pensar em uma decoração que transmita essas sensações, seja ele de casal ou de solteiro.

Pensando nisso, nós trouxemos 3 dicas de decoração para o seu quarto, que te ajudarão a aproveitar bem todos os espaços e a deixá-lo mais organizado e funcional, do jeitinho que você sempre sonhou. Confira!

1. Aposte em cores claras e neutras

As cores são essenciais na decoração de qualquer ambiente, inclusive do quarto. Desse modo, as cores claras são a melhor opção para trazer aconchego, equilíbrio e tranquilidade ao cômodo, além de melhorar a iluminação e proporcionar a sensação de amplitude do espaço, ao contrário das cores escuras.

Tons mais neutros também dão um visual mais clean e contribuem para boas noites de sono. Por isso, aposte em cores claras para o teto e as paredes, móveis brancos ou de madeiras naturais e acessórios em tons neutros, como almofadas, tapetes e cortinas.

2. Invista em móveis funcionais

Para um cômodo mais prático e funcional, a melhor aposta é a mobília planejada. Assim, você consegue aproveitar cada espacinho do seu quarto com móveis, armários e prateleiras que oferecem mais espaço para armazenar roupas e outros itens, enquanto decoram o ambiente.

Além dos tradicionais armários planejados, você pode apostar em uma cama com gaveteiros ou baú embutido, mesinhas de cabeceira fixas na parede e até escrivaninhas com armário embutido.

Outra dica para deixar a decoração do seu quarto ainda mais estilosa é a cabeceira planejada, seja estofada ou de madeira. Independente do estilo, o importante é que a cabeceira é uma ótima aliada na decoração do quarto, já que ela proporciona maior sensação de conforto e segurança, além de proteger contra manchas e arranhões e servir como um encosto para ler livros ou assistir televisão.

3. Aproveite cada centímetro do quarto

Ao montar a decoração do seu quarto, atente-se aos espaços “vazios” que podem ser usados de forma proveitosa. Uma opção é instalar luminárias ou abajures suspensos ou de parede para ganhar espaço no quarto ou mesmo na mesa de cabeceira, que pode ser utilizada para outros objetos.

Explore as paredes utilizando prateleiras e nichos para organizar o ambiente e acomodar objetos pessoais e de decoração. Outra dica para aproveitar as paredes vazias é apostar em espelhos, que trazem mais conforto ao ambiente e ajudam a ampliar o ambiente. Você também pode optar por armários espelhados ou pensar em lugares estratégicos para instalar o espelho, como acima da cabeceira ou de uma cômoda.

Por fim, mas não menos importante, é a disposição da TV no quarto. Para ajudar na circulação do espaço e ainda deixar a decoração mais clean, uma boa opção é colocar a televisão na parede. Assim, você pode instalar o aparelho direto na parede ou em painéis de madeira, que ajudam a esconder os fios e deixam o ambiente mais organizado.

Agora já dá para deixar o quarto super prático e ainda mais lindo, né? Então, mãos à obra!

Gostou das nossas dicas? Confira 5 perfis de decoração no Instagram para você se inspirar!