Publicado em 02/12/21

O que fazer em Belo Horizonte: conheça 5 passeios imperdíveis

Apesar de ser conhecida pela “comida de boteco” e pelos barzinhos, Belo Horizonte tem muito a oferecer quando falamos de cultura e gastronomia. Além do Mercado Central, a cidade conta com diversos espaços culturais e gastronômicos, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a Feira Hippie e a Lagoa da Pampulha.

São diversas opções para você e sua família curtirem o fim de semana ou aquela viagem especial. Por isso, se você está de passagem ou pretende morar em BH, confira 5 passeios que não podem faltar no seu roteiro.

Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Localizado no bairro Savassi, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade é considerado um dos pólos culturais mais importantes do país. Além da própria praça, composta por jardins inspirados no Palácio de Versalhes, o circuito conta com 15 instituições entre museus, centros culturais, bibliotecas e exposições artísticas.

Se você gosta de história e cultura, com certeza esse é um passeio que vale a pena. Em apenas um dia, é possível conhecer diversos espaços culturais, incluindo o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e o Museu Mineiro, todos com entrada gratuita.

Horário:

Verifique o horário de funcionamento de cada instituição através deste site.

Feira Hippie

Idealizada em 1969 por um grupo de artistas mineiros, a Feira Hippie hoje é considerada a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina. Por isso, se você gosta de fazer compras, essa é uma parada obrigatória para se fazer em BH.

A feira acontece todos os domingos na Avenida Afonso Pena e tem artigos de diversos setores, incluindo artesanatos em geral, móveis, itens de decoração e, claro, comidinhas típicas.

Horário:

Domingo, das 7h às 14h

Mercado Central de Belo Horizonte

Esse é um daqueles pontos turísticos clássicos, especialmente se você aprecia uma boa experiência gastronômica. O Mercado Central de BH é um excelente local para comprar produtos típicos de Minas Gerais, como queijos, doces, temperos, frutas, cervejas artesanais e cachaças.

Ah, falando em cerveja e cachaça, BH é conhecida como a capital dos botecos e o Mercado Central faz jus a essa fama. Além dos produtos para levar, você pode degustar excelentes bebidas artesanais nos bares e, se a fome bater, os famosos petiscos nas lanchonetes.

Horário:

De segunda a sábado, das 7h às 18hDomingos e feriados, das 7h às 13h

Lagoa da Pampulha

Com 18 km de extensão, a Lagoa da Pampulha é um excelente programa de fim de semana para se fazer em família em Belo Horizonte. Além de relaxar e apreciar a vista da lagoa, você pode andar de bicicleta, assistir ao pôr do sol e visitar o complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, que inclui a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitschek (que preserva a memória do ex-presidente Juscelino Kubitschek), a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube.

Outras atrações em seu entorno são o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, onde funciona o Museu Brasileiro do Futebol; o Parque Ecológico da Pampulha, uma área verde para recreação; e o Parque Guanabara, o parque de diversões da cidade.

Instituto Inhotim

Para fechar esse roteiro incrível, o Instituto Inhotim não poderia ficar de fora. Ele não fica de fato em BH, mas, se você está na cidade, não deixe de visitar o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Brasil.

Localizado na cidade de Brumadinho, a 60 km da capital mineira, o Inhotim conta com cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies raras vindas de todos os continentes.

Embora seja possível conhecer o local em um bate-volta de BH, tente reservar dois dias de visita para conhecer e aproveitar todo o espaço. Você não vai se arrepender!

Horário:

Quinta e sexta, das 9h30 às 16h30Sábado e domingo, das 9h30 às 17h30

Agora ficou ainda mais fácil montar o roteiro para Belo Horizonte, né? E quem mora na cidade também não pode deixar de conhecer esses locais. Por isso, coloque já as atrações que você mais gostou na sua lista e bom passeio!

Gostou desse conteúdo? Para mais dicas de passeios como estas, acesse nosso blog.