6 dicas para otimizar o espaço da cozinha

3  minutos de leitura

Um dos cômodos mais movimentados da casa, a cozinha precisa ser organizada e prática, com tudo sempre a mão para facilitar o dia a dia. No entanto, muitas vezes, os móveis e os utensílios são comprados e posicionados sem planejamento e o espaço acaba sendo mal aproveitado, dificultando a organização e o preparo dos alimentos.

Pensando nisso, nós separamos 6 dicas indispensáveis para te ajudar a otimizar o espaço da cozinha e aproveitar cada cantinho desse cômodo. Assim, você conseguirá mantê-la sempre limpa, organizada e do jeitinho que sempre sonhou. Confira!

1. Invista em móveis planejados

 

Os móveis planejados são uma das principais formas de otimizar o espaço na cozinha. Assim, você consegue prever área exata para os eletrodomésticos e aproveitar cada centímetro do ambiente, inclusive a parte de cima, que pode ser utilizada para armários suspensos.

Outra opção, que também pode ser planejada, são os móveis multifuncionais, como mesas dobráveis de parede, gavetões que funcionam como lixeira e balcões com armários embaixo. Esse tipo de móvel é ideal para cozinhas americanas, como as dos apartamentos da AP Ponto, que já contam com a bancada integrada para separar a cozinha e a sala.

Essa é uma ótima solução quando não há muito espaço para circulação, oferecendo praticidade às tarefas do dia a dia.

2. Priorize eletrodomésticos embutidos

Os eletrodomésticos embutidos ajudam muito a aproveitar os espaços na cozinha, como fogão cooktop, forno e micro-ondas. Esse tipo de solução é ainda mais fácil quando os móveis são planejados, já que você pode solicitar ao arquiteto esses espaços apropriados para os aparelhos.

Além de economizar espaço, esses eletrodomésticos facilitam a rotina de limpeza e oferecem um aspecto mais clean e moderno à cozinha.

3. Aposte em nichos e prateleiras

As paredes podem ajudar muito a otimizar o espaço de uma cozinha. Além de deixar o visual mais moderno, as prateleiras e os nichos tornam a cozinha mais prática e funcional. Você pode usá-los para colocar temperos, louças, panelas ou até mesmo itens decorativos, como pequenas plantas e objetos.

E para aproveitar ainda mais as paredes, aposte em ganchos para pendurar talheres, panelas ou outros itens que você usa com frequência para facilitar o uso e a visualização no dia a dia.

4. Use organizadores e suportes nos armários

É possível otimizar o espaço nos armários utilizando gaveteiros e organizadores. Atualmente, existem suportes para guardar louças e pendurar xícaras, barras para guardar tábuas e tampas de panelas, divisores de talheres para as gavetas, prateleiras encaixáveis, porta-temperos e muito mais.

São diversas as opções para deixar o seu armário organizado e ainda economizar espaço para outros itens.

5. Faça compras de acordo com o seu espaço

Embora as compras mensais sejam mais econômicas, se você não tiver onde guardar tudo, é melhor se planejar para fazer compras menores com mais frequência. Veja o tamanho da sua dispensa e faça a lista do mercado com os produtos mais necessários. Além de contribuir com a organização, isso ajuda a controlar o desperdício de alimentos.

6. Mantenha a cozinha organizada

Manter a cozinha organizada é a chave para otimizar o espaço e facilitar a limpeza, mas é uma tarefa diária. Armazene os alimentos em potes etiquetados, cheque os prazos de validade com frequência e deixe sobre a bancada apenas os utensílios e aparelhos mais usados no dia a dia.

Procure guardar tudo o que usar em seu devido lugar e manter a pia limpa para facilitar a preparação dos alimentos e tornar sua cozinha mais prática.

E se você também quer saber como otimizar e organizar os outros cômodos do seu AP, confira nosso artigo com 15 dicas para decorar um apartamento pequeno gastando pouco.

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1