Publicado em 03/12/21

Férias em Casa? Veja dicas de como aproveitar!

As férias chegaram, mas você não tem planos de viajar? Não se preocupe, pois existem muitas maneiras de aproveitar as tão sonhadas férias mesmo em casa.

Além de descansar e renovar as energias (o que é essencial), você pode aproveitar este período para resolver as pendências do ano, cuidar da saúde, tirar um tempinho para ler um bom livro ou assistir aos filmes e séries da lista, curtir a família e os amigos, experimentar coisas novas e explorar a sua própria cidade.

Pensando no seu bem-estar e na sua diversão, nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a aproveitar cada segundo das suas férias em casa. Confira!

1. Coloque as pendências em dia

Sabe aquelas atividades que postergamos o ano inteiro? Agora é a hora de dar um check em todas. Aproveite que suas férias serão em casa para colocar todas as pendências em dia. Faça uma lista com tudo o que você precisa fazer e tire alguns dias para resolver as pendências.

Aqui vale tudo: manutenção da casa, arrumação de armários, compra de material escolar e outros itens necessários e visitas de amigos e familiares. E por que não colocar os livros e as séries em dia também? Aproveite o tempo livre para ler aquele livro que está na prateleira há tempos e tirar o atraso das séries que estão na lista.

2. Aproveite para se cuidar

Se você não fez o check-up anual, agora é a hora! Aproveite o tempo livre para fazer os exames necessários e fazer uma visita ao médico. Lembre-se que cuidar da saúde é o mais importante!

E ainda falando de saúde, não é só porque você está de férias do trabalho que deverá esquecer das atividades físicas e da rotina de autocuidado. Por isso, priorize boas noites de sono, mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas com frequência.

3. Renove as energias

Depois de resolver todas as pendências, tire um tempinho para descansar e tirar o atraso do sono. Renove as energias para conseguir voltar com ânimo à rotina. E nada de checar os e-mails ou responder mensagens de trabalho, hein! Afinal, férias é para relaxar e descansar, não importa onde esteja.

Reserve um dia para se “paparicar” – às vezes, tudo o que a gente quer e precisa é se amar! Separe um período para relaxar na piscina do seu condomínio, peça para o seu parceiro ou parceira lhe fazer uma boa massagem, vá à manicure, ao barbeiro ou ao cabeleireiro e dê aquela renovada no visual.

4. Experimente novos hobbies

Descansou? Está com as energias renovadas? Agora é a hora de conhecer coisas novas e experimentar novos hobbies. Pode ser qualquer coisa: praticar um novo esporte, andar de bicicleta, aprender um instrumento musical ou atividades artísticas, preparar um almoço ou jantar especial, viver novas experiências culturais, assistir a um filme ou série que você nunca pensou que assistiria, criar novas brincadeiras com as crianças, acampar, enfim… as possibilidades são infinitas.

E se você já tinha alguns hobbies preferidos, por que não retomá-los? O importante é se desafiar e sair da rotina!

5. Conheça e explore a sua cidade

Já que você não foi viajar, que tal aproveitar as férias para explorar a sua cidade e conhecer lugares incríveis? Muitas vezes, os próprios moradores não conhecem os principais pontos turísticos de sua cidade. Então, aproveite este momento para visitar pontos turísticos, parques, museus, teatros, marcos históricos e até mesmo restaurantes.

Deixe as críticas e as desculpas de lado e saia de casa com um olhar de turista. E caso já conheça bem a sua cidade, procure por lugares novos e conheça também as cidades vizinhas. Você pode se surpreender!

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso blog e confira outras dicas sobre momentos de vida, decoração, organização, planejamento financeiro e muito mais.