Guia completo de como economizar morando na casa dos pais

3  minutos de leitura

A maioria das pessoas jovens que moram com os pais têm alguns privilégios, tais como não ter que arcar com todas as despesas da casa ou então nenhuma. Mas você já pensou como seria economizar morando na casa dos pais?

Claro que não generalizando, tem muitas pessoas que moram com os pais e são os pilares das finanças do lar. 

Mas se você tem planos de sair da casa dos pais e quer aprender a economizar para se emancipar, a AP Ponto fez um guia completo de como economizar morando na casa dos seus pais.

Antes das dicas, você tem que saber que morar sozinho pode ser difícil, então que tal você experimentar como economizar morando na casa dos pais?

Faça as tarefas domésticas, varrer a casa toda, passar pano, ilustrar os móveis, lavar suas roupas, deixar as louças limpas, limpar o quintal, trocar o gás, preparar sua comida, pagar as contas, entre outras tarefas. 

Invista uns 3 meses nesse teste, você não pode sair sem estar preparado, se tirar o teste de letra, as chances de se dar bem são maiores.

Enfim, vamos as dicas de economias:

1 – Economizar morando na casa dos pais fazendo uma conta poupança

Após realizar um cálculo de quanto você poderá investir em seu futuro lar, você tem que começar a poupar em tudo para alcançar seu objetivo.

Faça uma conta poupança e todo o dinheiro que sobrar para você no final do mês, coloque-o na conta e deixe lá, intocável.

2 – Economizar morando na casa dos pais cortando gastos

Você terá que mudar sua rotina, passar a sair menos, poupar onde der. Saídas em finais de semana para bares, cinemas, etc, costumam ser bem caros quando se coloca na ponta do lápis no final do mês.

Sendo assim, adapte o seu lazer, opte por sociais em sua casa ou na casa de amigos, assim sai muito mais em conta e a diversão é garantida. 

Importante lembrar que não precisa fazer isso todo fim de semana. Vale a pena revezar um final de semana sim e outro não, e isso é mais que o suficiente para conseguir guardar um pouco de dinheiro.

3 – Economizar morando na casa dos pais optando por refeições caseiras

Se você trabalha e tem costume de almoçar em restaurantes, mesmo recebendo vale alimentação, troque isso por levar uma marmita para o serviço. 

Assim, você gastará menos, se alimentará muito melhor e poderá acumular o saldo do vale ou o dinheiro que iria gastar no restaurante.

4 – Economizar morando na casa dos pais reconsiderando alguns gastos

Quando for avaliar como está gastando o seu dinheiro, observe as diversas coisas desnecessárias que estão diminuindo o seu orçamento toda vez. 

Você pode avaliar, por exemplo, seu gasto com roupas, acessórios, etc. Coisas que você sabe que pode deixar em segundo plano. 

Seja menos consumista para ficar com o saldo verde no final do mês.

5 – Economizar morando na casa dos pais reduzindo consumo de luz e água

Mesmo que não seja você o responsável por essas contas na sua casa, você pode economizar e incentivar a sua família a economizar também.

Dessa forma poderão converter aquele dinheiro para outras contas e assim consequentemente não só você, mas toda sua família economizarão.

6 – Economizar morando na casa dos pais cortando gastos com combustível

O álcool e a gasolina estão um absurdo, se você mora perto do seu trabalho ou faculdade, vá de bicicleta, isso dará um impulso gigantesco na sua economia. 

Sem contar que fará muito bem à sua saúde. Então deixe a moto ou o carro encostados e só use os veículos para distâncias maiores que não dá para ir pedalando.

7 – Converta o tempo que está à toa em dinheiro

Como? Trabalhando, se você estiver parado sem nada para fazer, busque por alguma atividade remunerada, use a criatividade para isso. 

Você pode procurar por um trabalho extra e ter uma renda complementar. Não existe melhor forma de economizar aumentando sua renda.

Veja aqui dicas de como ter uma renda extra em casa.

Então, o que achou do guia?

Se você seguir essas dicas, com certeza vai conseguir economizar um bom dinheiro. Caso não seja sua vontade se mudar da casa dos seus pais, você pode usá-las para comprar um automóvel, viajar, investir, ou seja lá qual for seu objetivo.

O que importa é conseguir administrar melhor o seu dinheiro para fazer coisas que tem vontade.

Caso você queira se mudar da casa dos seus pais, venha conhecer mais sobre a AP Ponto, somos uma construtora famosa pelos preços muito acessíveis mais baixos do que mensalidades de aluguéis. 

Nossos apartamentos são financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida e possuem parcelas que cabem em qualquer bolso. Isso tudo com um processo sem burocracia, bem descomplicado.

Se você se interessou, agende agora mesmo um atendimento online. Será um prazer te ajudar a sair da casa dos seus pais.

Sabemos que é um passo importante, ter privacidade, liberdade, adquirir maturidade. Chega esse momento para todo mundo, se chegou o seu, não há lugar melhor para dar esse passo do que aqui na AP Ponto.

 

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1