Como economizar: 3 dicas rápidas para conseguir

6  minutos de leitura

Você começa a se perguntar como economizar dinheiro quando se sente como se estivesse preso às suas contas. Parece impossível juntar uma grana porque você simplesmente não sabe para onde vai todo o seu dinheiro?  

Não se preocupe, com certeza milhares de pessoas se sentem da mesma forma.  

Por isso, trouxemos algumas dicas infalíveis de como economizar, tornando possível tanto a realização de um sonho – compra de um carro, um apartamento ou uma grande viagem, quanto um respiro financeiro para sair desse aperto nosso de cada dia.

A primeira regra é bastante comum, com certeza você já ouviu muito por aí e, acredite, ela é real e você precisa mesmo prestar muita atenção nela. Então anote: Nunca gaste mais do que você ganha. É sério.

O que você recebe tem que ser suficiente para pagar as contas fixas, pagar dívidas ou investir e ainda deve sobrar um pouco para outros gastos, como lazer, por exemplo.

Parece difícil, né? É mais fácil do que imagina, basta manter o foco e a organização. Mas como conseguir isso? Continue lendo que vamos te mostrar!

3 dicas infalíveis de como economizar

1 – Como economizar cortando pequenos gastos

Parece que aquela sobremesa depois do almoço não vai fazer diferença, não é? E aquele cafezinho? Nossa, e a blusinha incrível que você viu na feira? Ou a cerveja depois do trabalho… 

Enfim, são inúmeras coisas que fazem a gente gastar pequenas quantias de dinheiro que, acredite, irá fazer diferença no seu orçamento. 

Se você tem o propósito de adquirir alguma coisa de alto valor e não tem condições de pagar à vista, você tem que começar a cortar algumas coisas que sabemos que podemos muito bem viver sem, ou viver com menos. 

Claro, não estamos dizendo para nunca mais sair de casa ou nunca mais fazer coisas para se divertir. Apenas faça isso com moderação e atenção em todos os gastos. Que tal escolher um dia no mês para fazer isso ao invés de ser todos os dias ou uma vez por semana? Você vai perceber que uma vez por mês já vai ser suficiente.

Sabe aquele Uber que você pega quando está cansado (a) depois de um dia de trabalho ou para ir encontrar os amigos no fim de semana? Então, não faça isso. Exclua qualquer aplicativo de transporte particular do seu celular. 

Pegue um transporte público ou vá andando. Nada melhor para relaxar do que caminhar e pensar na vida, ou não pensar em nada.

2 – Como economizar diminuindo contas fixas

Conta de água, luz, telefone, gás… essas coisas que somos obrigados a pagar todo mês. 

Olha essas dicas de como economizar energia em casa:

Você pode, por exemplo, começar a apagar as luzes de casa quando não estiver em um cômodo. 

Você sabia que aparelho em “Standby” também consome energia? Standby é quando o seu eletrodoméstico fica em modo de espera. Por exemplo, quando você desliga a televisão no botão do controle remoto, o aparelho fica em Standby, não está ligado mas está em modo de espera, com uma  luz acesa no aparelho. Assim, ele ainda consome energia. Por isso é importante desligar na tomada o que você não está utilizando.

Tirar os carregadores do celular da tomada. Com o alto volume de consumo de smartphones, é comum as pessoas colocarem o celular no carregador e, quando tiram, esquecem ele ligado na tomada, já pronto para a próxima recarga. Pode parar, ok?

Desligue também o roteador da sua internet quando sair de casa e quando for dormir.

Evitar colocar panela quente na geladeira (isso consome uma energia que você nem imagina!)

Trocar as lâmpadas. Opte por lâmpadas de LED, elas duram mais e consomem menos energia também. Você economiza na compra de lâmpadas, pois não vai precisar comprar sempre, e ainda na redução da conta de luz. Que maravilha!

Agora, sobre a conta de água, lembra daquele período de recessão, que não podíamos lavar a calçada com torneira? Então, continue nesse ritmo. Além de a sua conta vir mais barata, vamos continuar contribuindo para um futuro com água disponível para todo mundo.

Bom, se você tem telefone fixo em casa, pode cancelar, não acha? Afinal, hoje em dia temos tantas facilidades para falar com outras pessoas de forma gratuita que ter um telefone fixo ficou ultrapassado e caro. Experimente usar a ligação do Whatsapp, Messenger, Instagram,  entre tantos outros aplicativos. São gratuitos e você consegue até fazer chamada de vídeo.

Contrate um plano de internet que seja suficiente para você usar. Não precisa ter 500 MB  de velocidade, por exemplo. Assim, você investe em internet na sua casa e pode cancelar aquela conta pós paga do seu celular de R$150,00 reais. 

3 – Como economizar fazendo você mesmo

Sabe aquela lâmpada que queimou, ou a parede que precisa de uma pintura nova? Que sacanagem, mais um gasto que você vai ter. 

Errado! Você mesmo pode fazer pequenas manutenções em sua casa. Assim economiza na mão de obra, que geralmente é a mais cara.

Você encontra todos os tipos de tutoriais que imaginar no Youtube. Desde como rebocar uma parede, até como capinar o terreiro. Você é capaz de fazer isso! Pode até chamar a família, os amigos e o parceiro (a) para ajudar. Vai juntar o útil ao agradável e vocês vão se divertir muito.

Mas lembre-se, nada de comprar cervejinha para galera! 

Fora isso, outra dica de como economizar é fazendo o jantar em casa, ao invés de jantar fora. Levando o almoço para o trabalho, o lanche. Coisas em supermercados costumam ser muito mais em conta do que quando você compra na rua, em lanchonetes ou restaurantes.

Por último e não menos importante, na verdade diria que é a dica mais importante de todas: não compre nada por impulso ou para se sentir melhor em relação a si mesmo.

Às vezes você teve uma semana difícil, está ansioso (a), triste por algum motivo ou se sentindo só.O que fazemos nessas horas? Choramos, comemos demais ou vamos às compras!

Tudo bem chorar ou comer demais. Mas comprar demais, você pode pensar melhor sobre isso. Pois aí compramos várias coisas para nos sentirmos de alguma forma compensados pela falta de outra coisa qualquer que não temos e adivinha? Ou temos uma dívida para pagar ou mais uma coisa que não vamos precisar ou usar.

Então, para evitar isso, pense: Para cada nova coisa que eu comprar, que não seja realmente necessário, vou precisar guardar 30% do valor dessa coisa na poupança ou no investimento. 

Assim, das duas, uma: ou você não vai comprar, ou de qualquer jeito terá uma graninha guardada. Ótimo, não é? 

Então anote essas dicas e cole no guarda-roupa, para sempre se lembrar delas antes de qualquer coisa.

Legal, aprendi a economizar. Mas tem como ter um controle disso? Como saber se de fato economizei com essas dicas?

Bom, agora você vai precisar fazer um controle sobre tudo o que você gasta. E isso é muito simples: Ou você pode fazer uma planilha de gastos no computador, baixar um aplicativo no seu celular para cadastrar e acompanhar tudo de perto, ou ter um caderninho e anotar tudo, se você for à moda antiga.

Tem vários jeitos de fazer isso. Escolha o que você mais se identifica e mãos à obra.

Aqui você encontra uma planilha para anotar tudo que precisa para se organizar. E as melhores dicas de como fazer isso. 

Você vai precisar anotar o quanto você ganha e à medida do tempo (escolha um período, por exemplo, um mês), anotar tudo o que você gastou. Guarde ou atualize o seu controle todos os dias. 

Anote com o que gastou e o valor de cada coisa. Mesmo que seja uma bala chita.

Ao final de cada período, veja o que sobrou e o que você poderá economizar mais ainda. Assim você consegue ir ajustando de acordo com sua necessidade.

Falando em necessidade, que tal criar uma meta a cada período? Assim aquela necessidade de “compensação” pode ser transferida para a conclusão desta meta. E como sabemos, não esqueça da regra: quando atingir a meta, dobre a meta.

E falando sobre meta, aqui vai uma dica legal para te ajudar naqueles objetivos ditos no início deste texto: a regra 50 – 15 – 35. Você conhece?

Funciona assim: 50% do que você recebe deve ser para pagar as contas fixas (água, luz e aquelas que já falamos antes). 

15% para pagar dívidas ou investir. Se você tem dívidas, dê preferência a elas, claro. Se não tem, invista em alguma coisa, seja CDB, tesouro direto, entre outras. Estude as possibilidades para identificar o melhor tipo de investimento para você. 

Se você quer guardar dinheiro e ainda tem insegurança ou não tem um alto valor para começar, você pode fazer o desafio das 52 semanas. Você escolhe um valor para guardar a cada semana, durante 52 semanas, e no final, você tem uma grande quantia de dinheiro para investir ou para guardar, para emergências. 

Confira essa planilha que te auxilia nesse desafio! 

35% você usa para lazer e compra de outras coisas. Mas não se esqueça de economizar. Imagina se desses 35% você conseguir uma sobra para adicionar ao investimento? Você consegue facilmente dobrar aquela sua meta ao passar do tempo.

Bom, eu sei que é muita informação de uma vez. Então você pode anotar uma a uma, escolher o que mais se identifica com o que você deseja e começar a praticar, o que acha?

Depois, volte e deixe seu comentário. 

Conseguiu economizar esse mês? Está faltando muito para concluir seu objetivo? Compartilhe com a gente!

 

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1