Sofá para apartamentos: saiba como escolher o mais confortável

5  minutos de leitura

Além de ser protagonista na decoração da sala, o sofá é um dos móveis indispensáveis em uma casa ou um apartamento. No entanto, escolher o modelo certo é fundamental para garantir funcionalidade e conforto ao cômodo, principalmente em apartamentos, cujos espaços costumam ser mais compactos. Além disso, é importante que o sofá harmonize bem com os outros móveis e objetos da sala, inclusive, para dar mais amplitude ao ambiente.

Por esse motivo, a escolha do sofá deve ser feita com muito cuidado, considerando todos os aspectos envolvidos, como o tamanho do espaço para o móvel e o tamanho da porta, o tipo de tecido e a cor do estofado, e o modelo que mais atende às necessidades dos moradores.

Para saber como escolher o sofá certo para o seu AP, leia este artigo até o final!

Como escolher o sofá?

Avalie o tamanho da sala e da porta

O primeiro passo é analisar o espaço da sua sala. Existem diversas opções de sofá no mercado, mas, para que você não corra o risco de comprar um sofá maior do que o espaço disponível, é necessário tirar as medidas tanto de comprimento quanto de largura.

Geralmente, recomenda-se deixar uma “folga” de, pelo menos, 60 cm ao redor do sofá para garantir boa circulação e até mesmo para inserir algum objeto decorativo, como uma mesa lateral, uma luminária de chão ou uma planta. Por isso, lembre-se de incluir este espaço ao tirar as medidas. Além disso, as medidas dos braços e pés do sofá também precisam ser consideradas.

Outro detalhe importante é o tamanho da porta de entrada do seu apartamento, pois o sofá pode não passar por ela, dependendo do tamanho e do modelo. Caso a passagem seja estreita, dê preferência a sofás que desencaixam o encosto ou que chegam desmontados em módulos menores.

Escolha o modelo

Com as medidas em mãos, o próximo passo é escolher o modelo do sofá de sua preferência. Mas, além de considerar o gosto pessoal, é importante se atentar ao formato e estilo para que o sofá harmonize com os demais móveis do ambiente.

Pense também em como você vai utilizar o sofá no dia a dia para encontrar um modelo confortável e que atenda às necessidades dos moradores. Se você costuma usar o sofá para assistir à TV, por exemplo, o sofá retrátil ou reclinável pode ser uma excelente opção para o seu AP. Caso seja mais utilizado para receber visitas, o sofá fixo é mais adequado por ser simples e adaptável, sem deixar o conforto de lado.

Defina o tecido e a cor do estofado

O último passo é escolher o material e a cor do sofá que mais se adequam ao seu AP. Para decidir o tecido, é necessário pensar não somente na estética, mas no conforto e na usabilidade do sofá. O couro, por exemplo, é fácil de limpar e deixa o ambiente mais elegante, mas deve ser evitado em locais com temperaturas elevadas. Já para quem tem pets ou crianças em casa, os tecidos duráveis são a melhor opção, como o suede e o linho, que também são alternativas para quem busca facilidade na limpeza.

A escolha da cor também será fundamental para a harmonia do ambiente, além de ajudar na manutenção do sofá. Desse modo, tons escuros são melhores para quem tem pets ou crianças, já que escondem melhor manchas e sujeiras. Cores como preto, cinza e azul escuro combinam bem com móveis e tapetes mais claros, criando um contraste que destaca o sofá. Já as cores claras, como bege e cinza claro, ajudam a dar a sensação de maior amplitude do espaço.

Avalie ainda a cor do piso e das paredes para dar destaque ao sofá. Caso prefira um sofá colorido ou com estampa, escolha os demais móveis com cores neutras para que o ambiente não fique pesado.

Qual é o sofá ideal para apartamento?

Ao comprar um sofá para uma sala mais compacta, é preciso considerar, além das etapas mencionadas acima, um modelo que ajude a otimizar o espaço. Nesse sentido, o sofá de 2 ou 3 lugares são as melhores opções para oferecer conforto aos moradores e não atravancar a sua sala.

Sofá retrátil e reclinável

O sofá retrátil (que ajusta o assento), o reclinável (que ajusta o encosto) ou mesmo o retrátil e reclinável, que tem ambas as funções, são ótimas opções para quem busca mais conforto e praticidade, sem deixar de lado a sofisticação. Isso porque eles permitem ajustar o assento e o encosto conforme as suas necessidades, contribuindo para otimizar o espaço.

Sofá de canto

O sofá de canto ou em L é uma excelente opção para quem tem duas paredes disponíveis, uma ao lado da outra, e quer aproveitar o espaço com mais assentos. Mas, lembre-se de tirar as medidas das duas paredes antes de comprar o seu sofá de canto.

Sofá sem braço

Se você não faz questão de ter os braços do sofá para servir de apoio, o sofá sem braço é uma ótima alternativa para otimizar espaço e dar a sensação de amplitude ao ambiente, além de trazer modernidade ao AP.

Sofá cama

Para quem tem o costume de receber visitas com frequência, o sofá cama pode ser um excelente investimento, já que é possível aproveitar a sala durante o dia e transformá-la em um “quarto” à noite. Assim, você consegue atender a duas necessidades com um só móvel.

Agora ficou mais fácil escolher o sofá ideal para o seu AP, né? E se você tem dúvidas de como escolher os outros móveis para o seu lar, clique aqui e veja como deixar o seu AP mais bonito e funcional.

Artigos relacionados

Fale com a gente!
1