Publicado em 17/11/21

Entenda as etapas do processo de compra de um imóvel

A conquista da casa própria é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, esse processo requer um bom planejamento e bastante cuidado para evitar surpresas e inconvenientes. Todas as etapas são extremamente importantes e devem ser feitas com cautela, desde a definição das suas preferências até a escolha da construtora.

Para que cada etapa seja feita corretamente, é aconselhável contar com o suporte de profissionais experientes no mercado que possam te ajudar em toda a jornada, esclarecendo todas as dúvidas e propondo as melhores opções. Portanto, neste post, nós explicamos todas as etapas do processo de compra de um imóvel para te ajudar a realizar o seu sonho. Confira!

Defina o seu foco

A primeira etapa é definir o tipo de imóvel que você deseja comprar. Faça uma lista com as suas necessidades e preferências para definir como será a busca. Para te ajudar, elencamos algumas perguntas importantes para que você faça uma busca mais assertiva:

  • Casa ou apartamento?
  • Quantos dormitórios e banheiros?
  • Qual a média de metragem necessária?
  • Em qual bairro ou cidade?
  • O imóvel precisa estar situado próximo ao centro urbano?
  • A área de lazer no condomínio é importante para você?
  • Com ou sem vaga de garagem?

Defina um orçamento para a compra

Definir um orçamento para a compra do imóvel é muito importante para que não haja surpresas durante o processo. Ainda que as opções de financiamento permitam um grande número de parcelas, é importante pensar na sua renda no presente e como ela pode mudar no futuro. Portanto, é essencial fazer um planejamento financeiro para evitar futuras dívidas e comprar o seu imóvel sem dor de cabeça.

Para fazer o seu planejamento financeiro, anote todos os seus gastos do mês, incluindo despesas com moradia, alimentação, transporte, lazer, dívidas etc. Assim, você vai conseguir identificar como o seu dinheiro está sendo gasto para cortar despesas e economizar.

Outra dica é poupar dinheiro, seja para dar entrada ou para quitar prestações de financiamento. Por isso, se organize para guardar, no mínimo, 10% do seu salário todo mês antes mesmo de pagar as contas. Além disso, estabeleça metas de economia em diferentes períodos (mês, ano etc) e procure aumentar a sua renda, seja por meio de investimentos ou atividades extras para além do seu trabalho.

Escolha uma construtora confiável

Essa etapa é uma das mais importantes no processo de compra de um imóvel. A escolha de uma construtora confiável é essencial para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável. Além disso, escolher a construtora certa pode te poupar muito tempo e dinheiro em um processo que costuma ser lento e burocrático.

Por isso, procure por construtoras renomadas que tenham profissionais competentes e que conhecem a área em que atuam. Uma excelente maneira de encontrar uma construtora confiável é por meio do Reclame Aqui, site em que você pode consultar a reputação das empresas de acordo com as experiências dos consumidores.

A AP Ponto, por exemplo, tem uma excelente nota e está no ranking das melhores construtoras no Reclame Aqui. Portanto, é uma ótima opção para você que quer conquistar o seu AP, já que tudo é feito para descomplicar o sonho da casa própria.

Além de contar com as melhores condições de pagamento, a AP Ponto agiliza o processo de aprovação do seu imóvel e oferece consultoria financeira gratuita para que você saiba como fazer o seu planejamento financeiro da melhor forma possível. E se você não tem ideia de como se planejar, essa ajuda é uma mão na roda!

Separe a documentação necessária

Para comprar um imóvel, é necessário apresentar uma série de documentos para a construtora e a Caixa Econômica Federal. Geralmente, as construtoras já passam a lista de documentos necessários logo no início para que tudo seja feito com calma.

Confira quais são os documentos necessários para quem atua no regime CLT e ou Autônomo:

CLT

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou de casamento (se casado);
  • Comprovante de residência de, no máximo, três meses atrás;
  • Extrato do FGTS atual;
  • Declaração e recibo de Imposto de Renda (caso tenha declarado);
  • Os dois últimos contracheques.

Autônomo

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou de casamento (se casado);
  • Certidão de nascimento de filhos (caso tenha);
  • Comprovante de residência de, no máximo, três meses atrás;
  • Declaração e recibo de Imposto de Renda (caso tenha declarado);
  • Os três últimos extratos bancários;
  • As três últimas faturas de despesas (cartão de crédito, água, luz, telefone).

Como é o processo de compra na AP Ponto

Até aqui, você já sabe quais são as etapas do processo de compra de um imóvel. Mas, e depois? Como funciona o processo após escolher a construtora?

Para te ajudar nessa jornada, nós vamos te explicar como funciona o processo de compra de um apartamento na AP Ponto.

1. Escolha do empreendimento

Nesta primeira etapa, o consultor da AP Ponto vai te ajudar a escolher o melhor empreendimento de acordo com o seu perfil e suas preferências, as mesmas listadas na fase de definição do foco deste artigo.

2. Simulação na Caixa Econômica

Em seguida, o consultor faz uma simulação de compra no site da Caixa Econômica para saber quanto você vai pagar de entrada e quais serão as parcelas do financiamento. Essa consulta é feita na hora e você já fica sabendo os valores para fazer o seu planejamento financeiro.

3. Análise de crédito

Ao aprovar a simulação, você já está apto a fazer a análise de crédito, etapa em que deverá apresentar todos os documentos citados acima. Geralmente, esse processo é bem rápido. Neste momento, você também terá uma consultoria financeira com um atendente da AP Ponto para te ajudar a organizar suas finanças.

4. Assinatura do contrato

Após ter a análise de crédito aprovada, é hora de assinar o contrato do seu AP. O consultor da AP Ponto agendará um horário para você assinar o contrato da construtora, esclarecer todas as suas dúvidas do documento e já fazer o pagamento do sinal. Além disso, será agendado um outro horário para assinar o contrato da Caixa diretamente no banco.

5. Evolução da obra

Após 30 dias depois de assinar o contrato da Caixa, você começará a pagar a evolução de obra, que nada mais é do que um seguro do banco caso a construtora não consiga entregar o empreendimento. Essa taxa deverá ser paga durante o período de construção até a entrega do empreendimento, momento em que começam a valer as parcelas do financiamento.

Durante as obras do seu empreendimento, você receberá atualizações e comunicados importantes através do grupo oficial do condomínio no WhatsApp. Além disso, todo mês, a AP Ponto atualiza o site com as fotos de evolução de obra do empreendimento. Caso queira, também é possível agendar visitas na obra do seu futuro lar.

6. Entrega das chaves

Os empreendimentos da AP Ponto são entregues dentro do prazo combinado e, às vezes, até antes! Quando estiver próximo da data de entrega, a equipe da AP Ponto agendará o evento oficial de entrega das chaves, realizará a eleição do corpo diretivo do condomínio e informará aos novos moradores todas as questões pertinentes.

Durante todo o processo de compra, os consultores da AP Ponto ficam à disposição para esclarecer qualquer dúvida e te ajudar a realizar o sonho da casa própria da forma mais descomplicada possível.

Conquistar a casa própria é muito mais fácil do que você imagina! E se, mesmo com este post, você ainda ficou com dúvidas de como dar o primeiro passo, nós podemos te ajudar! Que tal vir tomar um café com a gente e conhecer mais sobre a AP Ponto? Clique aqui e fale conosco.