Em um artigo recente, nós explicamos quais os papéis da administradora do condomínio e o papel do síndico dentro da gestão condominial.
Desta vez, iremos explicar as principais consequências de estar inadimplente com o condomínio, para te ajudar a entender a importância de estar em dia com as contas.
Consequência da inadimplência para o condomínio
A primeira consequência é a redução do orçamento do condomínio, o que implica a falta de recursos para as contas de água e luz, pagamento dos colaboradores e serviços de segurança e manutenção.
Por isso, quando alguns moradores não pagam a cota condominial, a inadimplência impacta diretamente a gestão financeira do condomínio e dos outros moradores.
Aumento do valor da cota
Portanto, na falta de pagamento de alguns condôminos, o síndico é obrigado a procurar alguma solução para resolver o problema financeiro. Um deles é fazer o rateio entre os demais moradores para cobrir o valor que falta, devido aos moradores inadimplentes. Ou seja, cobrar uma cota extra de quem está em dia com as contas para cobrir o prejuízo daqueles que não pagam suas contas.
Outra saída é analisar o orçamento e sugerir em assembleia que a cota aumente. Com isso, aqueles que estão em dia com suas contas serão responsáveis pela inadimplência alheia.
Cobrança da dívida
A cobrança pode ser extrajudicial ou judicial. A melhor maneira será sempre conversar com o morador inadimplente e resolver de maneira amigável. Caso não seja eficaz, o passo seguinte é a notificação extrajudicial, na qual a data será estabelecida para pagamento da dívida. Ação judicial é sempre a última alternativa.
Consequências de estar inadimplente com o condomínio
Será decidido em assembleia quais as restrições e consequências aos devedores. Algumas delas podem ser: restrição do uso das áreas de lazer, negativação do nome e prazo da notificação extrajudicial.
Essas são as regras que devem estar claras para serem aplicadas, e os moradores conhecerem as consequências do não pagamento das cotas, para que todos tomem cuidado e não se tornem inadimplentes.
A inadimplência é um problema complicado para a administração do condomínio. Por isso, é importante que todos saibam de suas responsabilidades com as cotas condominiais, para, assim, não existir problemas financeiros para o condomínio.