síndico

Qual o papel do síndico e da administradora no condomínio?

3  minutos de leitura

Você sabe quais os papéis o síndico e a administradora de um condomínio devem desempenhar?  

A administração do condomínio é um assunto de extrema importância que deve ser tratado com atenção e cuidados, afinal, entender a função de cada um dentro desse sistema é necessário para que tudo possa fluir da melhor maneira possível. 

Vale lembrar que o síndico é o representante legal e administrativo do condomínio e ele pode contratar uma administradora para auxiliar nas demandas do condomínio. Mas a contratação só pode ser realizada após ser votada em assembleia por todos os moradores.  

Listamos alguns dos serviços que devem ser desempenhados tanto pelo síndico quanto pela administradora.  

Prestação de Contas 

Mesmo com a contratação de uma administradora, não isenta o síndico de prestar contas aos moradores e até mesmo a construtora. 

Cobranças de moradores inadimplentes 

Um dos maiores desafios do síndico é a inadimplência, essa questão afeta diretamente a taxa condominial. É importante estar sempre de olho na saúde financeira do condomínio e se as taxas estão sendo pagas em dia ou não. Devendo, pensar em alternativas para o pagamento de todos os moradores inadimplentes.

Fornecedores e prestação de serviços 

A contratação de serviços e fornecedores é uma função designada ao síndico. Portanto, cabe a ele verificar empresas e orçamentos de fornecedores distintos. Vale ressaltar que todas as contratações devem ser debatidas em assembleias e, após isso, acompanhar todo tipo de trabalho terceirizado. 

Assembleias de condomínio 

É de responsabilidade do síndico convocar as reuniões do condomínio, para conversar sobre assuntos de interesse dos moradores, as despesas, problemas no condomínio e reajustes de taxas. 

Fazer cumprir o regimento interno 

É dever do síndico cumprir e fazer cumprir todo o regimento interno do condomínio e determinações definidas em assembleias. Cabe a ele também impor e cobrar multas, devido ao descumprimentos das regras do condomínio.

Seguro do condomínio 

É obrigatório a contratação de um seguro para o condomínio e isso é responsabilidade do síndico. Ele deve levar o assunto para a assembleia para que os moradores possam votar e decidir qual a melhor opção. 

Manutenção periódica 

A manutenção periódica é uma obrigação do condomínio e do síndico, afinal envolve reformas para a segurança dos moradores e, no futuro, evitam gastos com situações de emergência. 

Mediar conflitos 

Garantir que todos os desentendimentos sejam resolvidos internamente também é papel do síndico. Caso contrário, dependendo do assunto, deve ser levado à justiça. Por isso, ter grupos de redes sociais e WhatsApp são comuns, utilizados para que informações sejam entregues a todos. 

Alguns papéis que devem ser desempenhados pela administradora do condomínio: 

Gestão administrativa e financeira 

É papel da administradora realizar a previsão orçamentária para as principais despesas condominiais e a definição de um planejamento estratégico de gastos anuais. 

Gestão de Recursos Humanos 

Manter um condomínio em pleno funcionamento exige uma equipe robusta com profissionais de áreas distintas para a contratação dos mais variados serviços, tanto para a manutenção como terceirizados, com o objetivo atuar no dia a dia para que tudo saia dentro do planejado. Com isso, questões trabalhistas ficam de responsabilidade da administradora. 

Gestão Jurídica 

As administradoras normalmente são contratadas para lidar com situações entre moradores e inadimplentes. Afinal, problemas como esses podem gerar ações contra o condomínio. O melhor é contratar uma administração que atue no dia a dia na prevenção de conflitos e problemas, assim, evitando demandas judiciais. 

Um ponto importante é que, para que todos os acordos e obrigações sejam cumpridos, é necessário que todos estejam formalizados em contrato, de maneira clara e detalhada. 

Entender o papel do síndico e da administradora dentro do condomínio, irá facilitar em casos de dúvidas e soluções de conflitos no dia a dia dos moradores.

Artigos relacionados