Em todo fim de ano, é comum fazermos resoluções e estabelecermos novos objetivos para o próximo ano. No entanto, para renovar as energias e começar o ano com o pé direito, é necessário nos desapegarmos de tudo aquilo que não usamos mais ou que não nos faz bem, seja física ou emocionalmente.
Por isso, nós trouxemos algumas dicas para te ajudar a se desapegar não só de roupas, itens pessoais e produtos de beleza, como também de sentimentos e energias negativas que te fazem mal. Mas, lembre-se de que todo desapego deve ser feito por vontade própria e não por obrigação.
Confira!
Roupas e sapatos
Há quanto tempo você não faz uma limpa eficiente no seu armário? Se faz mais de 6 meses, essa é uma boa hora para se desapegar daquelas peças que você não usa mais, seja por tamanho, mudança de estilo ou qualquer outro motivo. Para isso, estabeleça alguns critérios e se pergunte: “Quantas vezes eu usei essa roupa no último ano?”, “Essa peça ainda me serve?” e “Eu pretendo usar essa peça em breve?”.
Mas não espere chegar o fim do ano para se desfazer do que não usa mais. É importante criar o hábito do desapego e doar as roupas e os sapatos com mais frequência. Ter menos peças faz com que a gente otimize espaço no armário, economize tempo escolhendo o que usar, crie oportunidades para atualizar o nosso estilo, além de dar um novo propósito àquelas peças que estão sem uso.
Livros e objetos de decoração
Você tem uma estante cheia de livros que já leu e que só estão pegando pó? Então é hora de se desapegar! Além de te dar mais espaço, doar livros é uma excelente forma de passar o conhecimento adiante.
Outra prática comum é o acúmulo de objetos de decoração e utensílios domésticos. Muitas vezes, compramos algo por impulso ou ganhamos algum objeto que não tem nada a ver com a nossa casa e que acaba ficando parado sem utilidade. Portanto, doe ou recicle todos os itens que não combinam mais com a sua decoração.
Cosméticos e produtos de beleza
Verifique todos os produtos de beleza que não estão mais na validade ou que você já não usa há meses. Além de fazer mal para a saúde, eles ocupam um espaço desnecessário e acabam impedindo de comprar novos itens.
Jogue fora tudo o que estiver vencido e os frascos vazios. Isso vale para cosméticos, esmaltes, maquiagens, perfumes e qualquer outro produto de beleza. Os frascos com conteúdo vencido devem ir para o lixo e as embalagens vazias podem ser recicladas.
Emoções e energias negativas
Após as coisas físicas, é hora de se desapegar de emoções e sentimentos negativos. Esse talvez seja o principal desapego para o Ano Novo. Começar o ano renovado e livre de sentimentos ruins é a chave para ter um ano mais leve e com boas energias.
Uma dica para se livrar dessas emoções é identificar as atitudes que te geram esses sentimentos e o que você poderia fazer para evitá-los. Uma vez que você consegue reconhecer as causas do problema, é muito mais fácil se livrar dele.
Muitas vezes, esses sentimentos são causados por outras pessoas, especialmente as negativas e invejosas. Essas são pessoas que não vale a pena manter por perto. Desse modo, pratique o desapego emocional e se afaste de todos aqueles que não te fazem bem.
Agora que já se livrou de tudo o que é inútil e que não te faz bem, você está pronto para começar o ano mais leve e feliz, além de abrir espaço para o novo. E aproveitando esse clima de renovação, que tal começar a planejar a conquista da casa própria e ter um espaço novinho para chamar de seu? Clique aqui e veja como escolher um apartamento para comprar.