A durabilidade de uma bicicleta é uma das principais preocupações de quem costuma pedalar e os cuidados com ela são quase tão importantes quanto os equipamentos de proteção. Afinal, manter sua bike em perfeitas condições para uso é investir em seu bom desempenho.
Deixamos aqui algumas dicas para a manutenção da sua bicicleta que farão grande diferença na durabilidade, na segurança e no desempenho que ela terá. Confira!
1. Cuide da lubrificação da sua bicicleta
Um ponto primordial é a lubrificação da corrente da sua bicicleta, pois usá-la sem lubrificação pode causar sérios danos ao seu desempenho.
A não lubrificação da sua corrente pode fazer com que os pinos comecem a falhar e, consequentemente, a corrente se quebrará, além da possibilidade de desgastar as engrenagens e de dificultar a passagem de marchas.
Por isso, é de grande importância que você mantenha a corrente da sua bike lubrificada, mas tenha atenção, pois essa lubrificação deve ser feita com uma cera própria específica para isso, e não com graxa.
É importante que você observe periodicamente os links da sua bicicleta, eles necessitam ter sempre uma boa lubrificação e na quantidade correta, não devendo passar de uma gota por link na parte de baixo da corrente, em sua região interna.
Lembre-se que o excesso de produto também pode ser bastante prejudicial à vida da sua bike.
2. Mantenha sua bike sempre limpa
A limpeza da bicicleta é uma das principais atividades que o ciclista deve desempenhar , a fim de mantê-la em bom estado para pedalar sempre com segurança. Mantê-la limpa faz com que tenha uma maior vida útil. Assim, você evita, inclusive, que ela enferruje.
Sempre que for realizar a limpeza da sua bike, prefira não utilizar lavadoras que tenham alta pressão, principalmente lava-jatos, já que a força da água faz com que ela entre em algumas regiões da sua bicicleta que podem danificá-la.
Faça a lavagem da sua bicicleta com mangueira, cuidadosamente, e opte por usar sabão neutro, ou produtos específicos para a limpeza de bicicletas.
Outro ponto fundamental ao realizar a limpeza da sua bike é não utilizar escova com cerdas duras, pois elas podem ralar a pintura. Investir em uma escova com cerdas macias é fundamental.
3. Atente-se aos pneus da sua bicicleta
Os pneus também são uma parte fundamental no desempenho da sua bike, afinal de contas eles são o vínculo entre a bicicleta e o solo. Por esse motivo, você deve realizar a manutenção correta deles.
Observe a capacidade correta de ar (a calibragem vem na parte lateral do pneu), pois o pneu com muito ar no seu interior tem maior pressão, o que causa perda de tração ou dificuldade na realização de movimentos.
A quantidade inferior lhe trará consequências como pneus e câmaras furadas, mas tenha atenção, pois os pneus não devem estar totalmente cheios no caso de você ir pedalar em terrenos acidentados, ou instáveis, assim não correrá risco de eles estourarem.
É importante manter os pneus em bom estado e, caso necessário, realizar a troca deles. Pneus desgastados trazem instabilidade à bicicleta. Observe quando os pneus estão carecas, já que os traseiros costumam desgastar mais rápido.
4. Faça uma revisão periódica
Você pode até achar que não é importante e que todos os cuidados que você tem com sua bike são o suficiente, mas fazer uma revisão periódica na sua bicicleta com um profissional especializado faz uma grande diferença.
É indicado que, a cada 3 ou 6 meses, você leve a sua bike para um profissional olhar, desde os parafusos até a suspensão.
Faça vários orçamentos com profissionais da sua confiança ou da confiança de outros ciclistas e escolha o valor mais adequado para o seu bolso. Além disso, você pode fechar um pacote anual, que muitas vezes proporciona um bom desconto ao ciclista.
Lembre-se que a bike demonstra quando ela precisa de certos ajustes e, muitas vezes, não damos a devida atenção a isso, mas um profissional especializado saberá como proceder em cada caso específico.
5. Guarde sua bike em um ambiente adequado
Muitas pessoas guardam a bike de qualquer jeito, em qualquer lugar. Elas não sabem que até mesmo o lugar para guardar uma bicicleta deve ser adequado, pois isso aumenta o tempo de vida dela.
Não guarde sua bicicleta em locais úmidos e, se possível, sempre a mantenha de pé, de preferência guarde-a suspensa na parede, ou em suportes apropriados para isso. Assim, não tem risco da sua bike sofrer nenhum desajuste, arranhão ou até mesmo amassar, por não estar bem posicionada.
Opte por deixar sua bike em locais fechados e frescos, pois assim você não a estará expondo a horas e horas no sol e chuva, ou ainda a agentes oxidantes e corrosivos de metais, que tendem a diminuir o tempo de vida dos parafusos, das marchas, dos pedais etc.
6. Retoque a pintura
Terrenos com lamas, areia, chuva e maresia são alguns dos fatores que podem interferir na duração da sua bike e que influenciam bastante na pintura, que é uma das principais proteções contra a oxidação.
É ideal que você pinte sua bike sempre que se acumular muitos arranhões em sua pintura, ou caso observe algum lugar danificado ou descascado.
Saiba que esses pequenos fatos podem fazer a bicicleta enferrujar mais rápido, por isso tenha atenção.
7. Preste atenção na regulagem das marchas
As marchas são um dos pontos mais importantes para quem deseja praticar esportes mais radicais com a sua bicicleta, mas não é apenas por esse motivo que elas precisam da sua atenção.
Algumas vezes, você percebe que o desempenho da bicicleta não tem sido tão bom, o que pode acontecer quando as marchas não estão reguladas corretamente.
Tenha sempre atenção na regulagem das marchas e no cambio da bike, pois algumas bicicletas não vêm reguladas de fábrica ou da loja. Por esse motivo, ao comprar sua bike, tenha o cuidado de observar se as marchas vieram ou não reguladas.
Além disso, é importante que, sempre após realizar algum esporte radical, você as revise e observe se continuam em perfeito estado.
Outro ponto importante é que você saiba como utilizá-las corretamente. Às vezes, compramos bikes com uma grande quantidade de marchas e não sabemos como comandar cada uma.
O mau uso desses comandos pode trazer sérios problemas à durabilidade das marchas da sua bike e influencia diretamente em seu desempenho, além dificultar sua vida quando você está pedalando.