A convivência coletiva, especialmente em um condomínio, requer empatia e respeito ao espaço alheio de forma constante. Além do lazer, as áreas comuns do empreendimento proporcionam momentos de interação social, seja com amigos e familiares, seja com os próprios vizinhos. Por isso, preservar esses espaços é um dever de todos os moradores.
Mas, para manter tudo limpo e bem conservado, é necessário alguns cuidados que, muitas vezes, acabam passando despercebidos em nosso dia a dia. Inclusive, muitas dessas condutas podem estar no regimento interno do seu condomínio e são passíveis de penalidades.
Por isso, neste post nós trouxemos 5 práticas essenciais para preservar as áreas comuns do condomínio. Confira!
1. Respeite o uso das áreas de lazer
As áreas de lazer devem ser usadas sempre com consciência e pensamento no coletivo. Lembre-se de que alguns espaços exigem agendamento com antecedência, como salão de festas e churrasqueira. Por isso, não deixe para reservar na última hora e procure ter bom senso em relação à quantidade de reservas em um determinado período, pois todos os vizinhos têm o direito de usar esses espaços.
As demais áreas de lazer, como piscina, playground, quadra e espaço fitness, também exigem cuidados em seu uso. Em relação à piscina, atente-se ao uso excessivo de protetor solar, maquiagem e outros produtos que geram resíduos, além do consumo de alimentos e bebidas que possam sujar a área.
Evite deixar crianças sozinhas no condomínio, inclusive no playground, na quadra e no salão de jogos. Além de oferecer riscos à segurança dos pequenos, as brincadeiras sem supervisão dos responsáveis podem ocasionar danos ao condomínio e gerar despesas extras aos moradores.
Mantenha todos os locais e os equipamentos limpos sempre que usá-los e lembre-se de devolvê-los da mesma forma que os encontrou. Isso vale para todos os espaços!
2. Atente-se ao barulho em excesso
Muitas vezes, quando estamos em momentos de festa e confraternização, esquecemos de controlar o tom de voz e o volume dos aparelhos de som. Portanto, é importante lembrar que existem regras para barulhos excessivos e que o seu barulho pode incomodar os seus vizinhos e desfavorecer a boa convivência no condomínio.
3. Seja responsável ao descartar o lixo
O descarte do lixo é uma responsabilidade tanto da administração do condomínio quanto dos moradores. Cada um deve fazer a sua parte para descartar corretamente o lixo e garantir que o condomínio esteja sempre limpo.
Lembre-se de separar o lixo reciclável do orgânico e leve os resíduos até o local de descarte no seu condomínio. Esse cuidado também deve ser aplicado nas áreas comuns e de lazer, pois outras pessoas usarão esses espaços depois de você.
Leia também: Por que morar em condomínio que preza pela sustentabilidade?
4. Tenha cuidado com a circulação dos pets
Normalmente, o regimento interno estabelece que os pets devem ser conduzidos na coleira ou no colo dentro do condomínio. No entanto, ainda que isso não seja uma regra, é importante ter bom senso e respeitar o espaço coletivo.
Quando precisar sair com o seu pet, mantenha-o na coleira ou no colo para evitar riscos à segurança dos moradores. Mesmo que o seu cãozinho não seja bravo, lembre-se de que muitas crianças têm medo de animais e podem se assustar ao vê-los soltos.
Além disso, muitos condomínios não permitem que os pets circulem livremente também pela questão da higiene, já que eles podem fazer suas necessidades e acabar danificando as áreas comuns.
5. Conheça e respeite o regimento interno
O regimento interno é um conjunto de normas e diretrizes para os moradores e a administração de um condomínio. Esse regimento é aprovado pelos próprios condôminos em assembleia e tem como objetivo garantir o bom funcionamento e a boa convivência no condomínio.
Em caso de desrespeito às regras, o regimento interno pode estabelecer penalidades como notificações e multas. Desse modo, é importante que todos os moradores conheçam e respeitem o regimento para evitar conflitos não apenas com os vizinhos, mas também com a administração.
Parece muita informação para guardar, né? Mas, se há uma frase que resume todos esses cuidados é: coloque-se sempre no lugar do outro e não faça aquilo que você não gostaria que fizessem. Procure sempre praticar o que estabelece o regimento do seu condomínio para garantir um ambiente mais seguro e agradável a todos.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e veja nossos outros artigos.