15 brincadeiras de piscina seguras para toda a família

4  minutos de leitura

Uma ótima opção para reunir a família e os amigos é passar momentos divertidos na piscina. Mas, lembre-se: é preciso levar em consideração alguns cuidados para garantir a segurança de todos.

Para que as brincadeiras de piscina sejam seguras:

  • Devem ser supervisionadas por um adulto a uma distância de um palmo;
  • Crianças que não sabem nadar devem usar coletes salva-vidas o tempo todo em que estiverem na piscina;
  • Antes das brincadeiras, verifique a limpeza da piscina e, se necessário, limpe;
  • Use protetor solar, mesmo em dias nublados;
  • Evite horários de maior radiação solar (entre às 11h e  às 14h);
  • Evite brincadeiras que exijam sair da piscina para evitar quedas;
  • Evite brincadeiras de mergulho, porque a empolgação pode causar acidentes;
  • Beba bastante água;
  • Não permita brincadeiras que possam machucar, como empurrões.

Agora, que tal conhecer algumas ideias inspiradoras de brincadeiras de piscina para todos se divertirem juntos? 

Confira a nossa seleção e bote a criatividade em prática junto de quem você gosta!

1. Passa a bola

Para essa brincadeira, é interessante ter um grupo grande de crianças, já que elas se dividirão em dois times. 

Cada equipe deve ficar em fila e segurar a própria bola. O primeiro jogador passará a bola, por entre as pernas, para o de trás. Ao receber o objeto, ele o passará para o terceiro, mas por cima da cabeça, revezando o movimento.

As equipes alternarão a sequência até chegar ao último, que nadará até o começo da fila e voltará a passar a bola. O jogo se repete até que o primeiro jogador volte a ocupar a posição original. Vence o time que terminar primeiro.

Com essa atividade, as crianças treinarão o trabalho em equipe, a coordenação motora, o nado e a concentração.

2. Marco Polo

É preciso escolher ou tirar na sorte quem será o “caçador”, que terá os olhos vendados e deverá ir atrás dos outros jogadores. 

Para saber onde procurar, ele gritará “Marco”, e os outros devem responder “Polo”. Vira o “caçador” aquele que for pego primeiro. No jogo, as crianças treinarão a agilidade na água, o nado e o equilíbrio.

3. Caça ao tesouro

Junte diversos objetos seguros e que afundem na água. Jogue-os na piscina e conte determinado tempo. As crianças deverão mergulhar para reunir os objetos um de cada vez e colocá-los dentro de um balde ou na borda da piscina. Ao final do tempo, quem juntar mais tesouros vence.

Uma variação dessa brincadeira é utilizar apenas um objeto que se camufle ao fundo da piscina. Quem conseguir encontrar o tesouro ganha a brincadeira, mas os jogadores não podem ver onde o objeto foi lançado. 

Aqui, as crianças treinarão a respiração, o fôlego, o mergulho e o nado.

4. Esponjas molhadas

Para fazer essa brincadeira, são necessárias duas esponjas e duas bacias ou baldes. 

É possível jogar com times ou individualmente. A criança deverá nadar de uma extremidade da piscina até a outra, onde foi colocada a bacia. Então, deve torcer a esponja para jogar água na bacia. Ela volta ao começo e retorna até encher a bacia ou o balde.

Em uma variação da brincadeira, utilize um balde em cada ponta para cada criança e, ao final de determinado tempo, quem juntar mais água terá vencido. 

Coloque uma marcação com fita colorida na bacia para que o nível de água atingido fique mais visível. 

A respiração, o nado, a força muscular e a resistência são estimulados com a atividade.

5. Corrida com boias

Essa é uma brincadeira simples e muito divertida que todos vão adorar. Podem participar quantas crianças couberem na extremidade da piscina. 

Cada uma deverá ter a sua boia, daquelas grandes, e precisará remar com as mãos para chegar à outra extremidade. Quem chegar primeiro vence. 

Técnicas de agilidade serão incentivadas.

6. Moedas

Você precisará de algumas moedas de valores variados, que serão jogadas no fundo da piscina.

Ao ser dada a largada, as crianças deverão mergulhar e recolher as moedas em alguns segundos — esse tempo deverá ser decidido juntamente aos jogadores. 

Quando o período terminar, todos deverão voltar à superfície, sendo feita a contagem do valor recolhido. Quem tiver mais dinheiro vence. 

Os pequenos treinam a respiração, o mergulho, o raciocínio lógico e a agilidade.

7. Quem se veste mais rápido?

Essa é uma daquelas brincadeiras de piscina que rendem muitas risadas e os adultos também adoram. O número de competidores não importa.

Camisetas para todos os jogadores deverão ser jogadas na piscina. Quando for dado o sinal, quem conseguir vestir primeiro a peça encharcada vence. Não vale torcer a roupa, tem que ser molhada mesmo!

Uma variação é formar dois times e dividir os jogadores em cada extremidade. 

O primeiro veste a camisa e nada até o outro lado. Lá, ele tira a camisa e passa para o companheiro, que deverá vestir e nadar para a extremidade oposta. Vence o time que terminar primeiro a travessia de todos os jogadores. 

Nesse jogo, as crianças treinarão o nado, a agilidade e o trabalho em equipe.

8. Elefante colorido

Essa é clássica fora da água, mas também pode ser feita dentro dela. Funciona assim: os participantes se reúnem em uma extremidade da piscina e o “pegador” vai para o outro lado. Então, algumas perguntas são necessárias.

— “Elefante colorido! Podemos passar?”, gritam os participantes.

— “Somente se tiver uma cor”, responde o pegador.

— “Que cor?”, o grupo pergunta.

O participante escolhe a cor e pode atravessar a piscina tranquilamente quem a tiver na roupa de banho. 

O restante precisa passar sem ser pego. Aquele que for encostado pelo pegador, troca de lugar com ele e a brincadeira continua. 

As crianças treinam o nado e a atenção.

9. Vôlei aquático

Também conhecido com biribol, o vôlei aquático é praticado por duas ou mais pessoas e requer uma rede e uma bola. 

Os dois times se colocam em lados opostos da piscina e começam a jogar como uma partida de vôlei normal, mas não podem deixar a bola tocar na água. Quando isso acontece, a equipe adversária ganha um ponto.

Antes de começar, estabeleça o número máximo de pontos. Assim, o time vencedor será aquele que o alcançar primeiro. O desafio desenvolve o espírito de equipe nos jovens.

10. Choca o ovo

Essa é uma brincadeira muito divertida! Para jogá-la, é necessária uma dúzia de balões cheios, que serão colocados de um lado da piscina. Os participantes ficam no lado oposto e, assim que o juiz autorizar (pode-se contar até três ou usar um apito), eles precisam nadar até os balões.

Então, o desafio é sentar nos balões, afundando-os. O vencedor será aquele que mantiver o maior número de balões embaixo de si por meio minuto cronometrado pelo juiz. 

Atenção: vale “roubar” os balões dos adversários. Enquanto jogam, as crianças treinam o nado e o equilíbrio.

As brincadeiras de piscina são divertidas e toda a família pode participar. Com os devidos cuidados para manter a qualidade da água e também preservar a segurança das crianças, esses momentos têm tudo para se tornar inesquecíveis.

 

 

Artigos relacionados