Publicado em 15/10/21

Conheça 7 dicas de decoração para praticar no dia a dia

A decoração é essencial para deixar a casa com cara de lar. Muitas vezes, moramos em um lugar com o qual não nos identificamos e que não reflete a nossa personalidade. No entanto, é importante lembrar que a decoração não é algo que mudamos de um dia para o outro. É um processo que deve estar em constante transformação, até mesmo para acompanhar nossas mudanças de gosto e estilo.

Por isso, nós separamos algumas das principais dicas de decoração para você que está de mudança para a casa nova ou precisa dar aquela repaginada no seu AP e deixá-lo do jeitinho que sempre sonhou. Confira!

1. Móveis

Na hora de mobiliar o seu apartamento, é importante saber escolher os melhores móveis. Aposte em móveis modernos, práticos e que criem a sensação de amplitude do espaço. Uma dica importante é fazer testes antes de comprar as peças utilizando jornal ou fitas adesivas para simular o tamanho dos móveis no local.

Para um ambiente ser bonito, não é necessário vários móveis e acessórios. Poucos móveis e peças especiais vão fazer toda a diferença, sem ocupar todo o espaço do cômodo.

2. Iluminação

A iluminação é uma das chaves da decoração, pois é ela quem atribui diferentes funções ao ambiente. As lâmpadas de cores quentes (mais amareladas) costumam criar um ambiente aconchegante e intimista e, por isso, são ideais para sala e quartos. Já as lâmpadas de cores frias (mais esbranquiçadas) são mais usadas em banheiros, cozinhas e lavanderias para deixar o ambiente mais claro.

Além de se atentar aos tons, procure utilizar pontos de iluminação indireta em cômodos como a sala e os quartos. Para isso, aposte em luminárias de piso, abajures e lâmpadas em painéis de TV, por exemplo.

3. Cortinas e persianas

Além de garantir maior privacidade e regular a claridade, as cortinas e persianas complementam a decoração da casa, deixando o ambiente mais aconchegante. A dica é escolher modelos longos e tecidos de cores claras para deixar a decoração mais equilibrada e elegante.

4. Tapetes

Os tapetes são itens ideais para complementar a decoração da casa e deixar o ambiente ainda mais charmoso e aconchegante. Além de dar um toque especial à decoração, o tapete contribui para aquecer o ambiente, proteger o piso da casa, enquadrar o espaço e melhorar a acústica do cômodo.

Outra grande vantagem desse acessório é a facilidade de limpeza, independentemente do modelo. Para evitar o acúmulo de sujeira, basta limpar o tapete diariamente com um aspirador de pó ou escova macia.

5. Almofadas

Com diversas cores e texturas, as almofadas são um dos itens decorativos mais versáteis, além de agregar conforto ao ambiente. Você pode mudar suas almofadas de acordo com a estação do ano, por exemplo, utilizando cores mais leves no verão e cores mais quentes no inverno.

Outra opção para quem gosta de ousar na decoração é apostar em cores fortes e estampas modernas. Se você é daquelas pessoas que gostam de cores vibrantes, mas não têm coragem de usá-las nos móveis ou nas paredes, aproveite-as nas almofadas. Não tem erro! E se não gostar ou enjoar em determinado momento, basta trocar as capas por outras com novas estampas.

6. Plantas e flores

As plantas e as flores deixam o ambiente mais charmoso e confortável, trazendo vida, alegria e leveza ao lar. Existem diversos tipos de plantas para ambientes internos que podem ser posicionadas no chão, em mesas e balcões, prateleiras e nichos ou até mesmo penduradas no teto.

Se quiser deixar a decoração mais divertida, aposte em flores coloridas e contraste as cores com outros itens da casa, como os móveis, tapetes e cortinas. E o mais legal é que as plantas podem decorar todos os cômodos, inclusive o banheiro! Mas, claro, tudo com equilíbrio para deixar o ambiente mais leve e relaxante.

7. Espelhos

Os espelhos são ótimos aliados para promover amplitude ao espaço e acrescentar mais iluminação. Por combinar com todos os estilos de ambientes, o espelho é um item curinga na decoração e pode ser usado com ou sem moldura, em peça única ou mosaico e em diferentes formatos.

Em relação à composição, o céu é o limite. Aposte nos seus gostos e use a imaginação para escolher o espelho e fazer a composição no ambiente. Apenas se atente à dimensão da parede e opte por espelhos maiores caso queira dar a sensação de amplitude ao cômodo.

Agora, é só colocar essas dicas em prática e deixar o seu AP ainda mais lindo, charmoso e aconchegante. Mas, não se esqueça que, quando o assunto é decoração, o mais importante é que você goste e se sinta bem. Quanto mais agradável for para você, mais acolhedor será o seu lar!

E se você quer dar aquela repaginada na decoração do seu AP, que tal ganhar uma consultoria gratuita de design de interiores com o Arquiteto de Bolso? Para garantir esse presentão, basta indicar alguém para realizar o sonho da casa própria com a AP Ponto. Clique aqui e saiba mais sobre o nosso programa de indicação.