Você prefere um ambiente mais iluminado para acordar com aquele lindo dia, ou gosta mais daquele sol da tarde? Quando você pensa nisso, fica em dúvida de como escolher a melhor opção?
Realizar o sonho de ter sua casa própria é um momento muito especial. Nessa hora, todo detalhe importa, inclusive a posição solar!
Na verdade, o posicionamento do sol é muito mais que um detalhe, ele pode mudar completamente o seu imóvel. E no final das contas, para escolher entre um e outro, basta pensar no seu bem-estar e da sua família.
Se ainda assim, você tem dúvida se prefere o sol da manhã ou o da tarde, leia o artigo completo para te auxiliar na decisão.
Você sabe o que é posição solar de um imóvel?
A posição solar de um imóvel é a forma como a luz do sol interage e influencia no seu lar. Geralmente, se refere à direção para qual a fachada do imóvel aponta. A posição solar é um dos elementos a ser considerado na hora da sua compra.
Ela impacta na experiência dos moradores, garantindo o conforto da sensação térmica ou gerando mais luminosidade.
O conforto térmico pode tanto resfriar alguns ambientes, quanto aquecer aqueles em que se faz necessário. É um grande aliado na eliminação de bactérias dentro da sua casa, além de ser fonte de vitamina D.
Sol da manhã ou sol da tarde?
Para escolher o seu apartamento ideal, você precisa entender como é a incidência solar.
O sol nasce no leste e se põe no oeste todos os dias, mas a incidência solar muda bastante ao longo do ano e ao redor do planeta. Dependendo da estação, do hemisfério e da região observada, os raios solares serão mais fortes ou mais fracos.
Para quem prefere o sol da manhã, aquele que já te acorda com um belo sorriso, o ideal é escolher lares em que a fachada esteja direcionada ao lado leste. É onde o sol nasce, esse lado é o ideal pra quem prefere ter noites mais frescas, tomar aquele café da manhã admirando o nascer do sol.
Agora para o sol da tarde, o ideal é escolher a frente para o lado oeste. Vale ressaltar que esse sol pode ser mais forte e, por isso, é ideal para quem gosta de cômodos mais abafados e não curte muito o frio, pois as noites tendem a ser mais quentes.
Qual devo escolher?
Antes de se decidir definitivamente, vale ressaltar que você precisa definir as suas preferências, e o critério primordial deve ser o seu bem-estar e o da sua família.
Visite alguns de nossos empreendimentos em diferentes horários para saber em que períodos os cômodos ficam mais aquecidos e iluminados, observe atentamente os entornos da vizinhança, analise se as construções dos arredores farão sombra sobre seu futuro imóvel, e não esqueça de verificar o tamanho das janelas e as posições dos cômodos.
Tome a decisão com calma e aproveite cada etapa do processo!
Gostou das nossas dicas? Confira 5 perfis de decoração no Instagram para você se inspirar!