A decoração do seu AP está completa? E você ainda não decidiu se prefere cortina ou persiana? E quando você pensa nisso, fica em dúvida de como escolher a melhor opção?
Como muita gente não sabe a diferença entre os dois modelos e suas funcionalidades, é normal nos encontrarmos nessa dúvida. Porém, se não entendermos direitinho o que as duas opções proporcionam, a escolha pode acarretar em um gasto que não supre suas necessidades.
Ambos os formatos possuem pontos positivos e negativos, tudo depende de quais são suas exigências e seu espaço.
No final das contas, para escolher entre um e outro, basta pensar no bem-estar da sua família. Mas, se ainda assim a pergunta não tem uma resposta clara para você, leia o artigo completo para te auxiliar na decisão.
Cortina: delicadeza e iluminação difusa
O primeiro passo é analisar cada modelo separadamente e ponderar suas características. A cortina pode oferecer um toque de delicadeza e uma iluminação difusa.
Esse formato de “cobertura de luz” é feito, na maioria das vezes, de tecido, e possui um caimento mais leve, flexível e personalizado, porém acaba precisando de um espaço um pouco maior do que a persiana, tendo em vista que os tecidos possuem camadas e volume.
Geralmente, as cortinas costumam ser mais baratas que o outro modelo, são fáceis de lavar e proporcionam uma sensação de conforto. Em contrapartida, são mais frágeis e correm o risco de rasgar, por isso se você possui crianças ou animais de estimação agitados, pode não ser a melhor opção.
As cortinas são clássicas e mais refrescantes, porém as persianas podem ser produzidas de materiais mais compactos e resistentes, como madeira, metal etc.
Persiana: sofisticação e espaço otimizado
As persianas são, em geral, mais práticas, e promovem a sofisticação, além de permitir um espaço otimizado: como as persianas costumam abrir para cima ou para os lados, podem passar tranquilamente por trás de móveis.
O modelo traz um ar de modernidade para o ambiente, e é possível limpar apenas com panos úmidos ou até secos.
Além do mais, as persianas têm a tendência de acumular bem menos poeira do que as cortinas, e como ocupam pouco espaço, são compatíveis com espaços pequenos.
Porém, toda essa automação costuma custar mais caro do que os tecidos, e é bem comum ser necessário mandar fazer sob medida, o que aumenta o trabalho.
Pense se você prefere e pode oferecer um pouquinho de espaço a mais do seu lar para ter cortinas ou se as persianas são a praticidade que você precisa agora.
Avalie seu espaço para escolher a opção que se encaixa melhor!
Como tudo na vida, persianas e cortinas possuem pontos positivos e negativos. Para decidir, avalie o seu espaço para escolher a opção que se encaixa melhor!
Não se esqueça de avaliar os fatores básicos, como: o quanto de iluminação você quer que atravesse pelo modelo escolhido? Com qual forma você sente mais aconchego e com mais privacidade? Como você prefere limpar e em quais cômodos irá instalar?
Lembre da praticidade e pense na segurança de todos os membros da família, principalmente crianças e animaizinhos.
E ah, repare na sua saúde. Caso você tenha alergias ou precise de mais vitamina D, é melhor escolher uma opção que acumule menos poeira e permita que mais luz solar entre.
Tome a decisão com calma e aproveite cada etapa do processo!
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e veja nossos outros artigos.